Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA DE OLIVEIRA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA DE OLIVEIRA ALVES
DATA: 18/02/2022
LOCAL: videoconferência

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FLE NO ENSINO REMOTO: A ÓTICA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO DESENVOLVIMENTO DO AGIR DOCENTE

avaliação formativa; agir docente; formação inicial de professores de línguas; ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira; ensino remoto emergencial

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa de cunho bibliográfico e etnográfico tem como enfoque o agir docente na formação inicial de professores de francês como língua estrangeira. A formação de professores de línguas estrangeiras e segundas, nas Universidades brasileiras, é, de modo geral, predominantemente teórica e poucos semestres são dedicados à aprendizagem da prática docente. Consequentemente, nas disciplinas de estágio, é necessário fazer escolhas e pensar em maneiras de colocar o ofício do professor no centro da formação. A temática desta tese de doutoramento supõe uma relação estreita entre prática docente [do professor de FLE] e as teorias de ensino-aprendizagem e avaliação em línguas estrangeiras e, portanto, alimenta-se de um amplo quadro teórico, cabendo destacar i. os estudos em torno da Didática das Línguas/Culturas, (GALISSON; COSTE, 1999; GALISSON; PUREN, 1999) e aqueles voltados para as mais recentes abordagens de ensino-aprendizagem e avaliação (CONSELHO DA EUROPA, 2001; BOURGUIGNON, 2003;); ii. as pesquisas de cunho francófono sobre avaliação formativa, cujo objetivo principal é melhorar as aprendizagens e o ensino (ALLAL, 2004; HADJI, 2011; MOTTIER- LOPEZ, 2013); iii. a recente pesquisa sobre o agir docente e os gestos profissionais de ensino, que reúne estudos centrados no agir do professor, isto é, no conjunto de gestos verbais (e não verbais) que o professor implementa nas diferentes fases de uma unidade didática, visando à apropriação gradativa, pelos aprendentes, dos objetos didáticos (AEBY-DAGHÉ; DOLZ, 2008 ; BUCHETON, 2008; CICUREL, 2011). Acreditando que a formação inicial do professor de línguas estrangeiras é o espaço ideal para fomentar a apropriação parcial do fazer docente e, consequentemente, o gatilho para o desenvolvimento de competências profissionais, este trabalho lança mão Com o objetivo de fomentar a compreensão e apropriação do discurso docente, de metodologias que favoreçam a interação constante entre a prática docente enquanto experiência empírica e a discussão sobre essa prática, à luz das teorias que embasam o trabalho docente do professor de FLE. Dessa forma, a pesquisa implementada inspirou-se das metodologias da Clínica da atividade CLOT, 2010), que constituem um dispositivo que permite ao formador e aos aprendentes retomem a práxis quotidiana – aulas dadas e/ou 3 observadas, fazendo com que a atividade passada torne-se objeto de análise e de reflexão bem como para as preceitos da avaliação formativa, cuja teoria se volta para o trabalho do professor e o trabalho do aluno em torno dos objetos didáticos. Para realizar esta pesquisa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa colaborativa junto a uma formadora de futuros professores de FLE, no âmbito da disciplina Estágio Supervisionado I, do curso de Letras, com habilitação em língua francesa, da Universidade Federal do Pará. A pesquisa contou com duas professoras pesquisadoras e formadoras e três estagiários matriculados na disciplina de Estágio, sem experiência prévia no ensino-aprendizagem de FLE, e foi realizada na modalidade online, via google meet, em virtude da pandemia do Coranavírus. Os resultados da pesquisa empreendida indicam que a. o agir docente pode e deve iniciar sua construção na formação inicial - e não somente na formação profissional dos estudantes de línguas - desde que seja colocado no centro das reflexões e constitua o principal objeto de ensino-aprendizagem da formação; b. a ótica da avaliação formativa, de um lado, orienta o projeto de formação inicial porque esclarece, tanto para o formador como para o futuro professor, o trabalho do professor, o trabalho dos aprendentes e a relação que eles estabelecem com os objetos de ensino-aprendizagem e, de outro, fornece estratégias que permitem aos atores da formação um maior controle sobre os objetivos do programa, os procedimentos de [auto]avaliação das aprendizagens em curso e consequentes regulações no seu fazer docente e nos seus saberes profissionais; c. as metodologias da Clínica da Atividade têm grandes impactos no trabalho dos atores envolvidos na formação, pois potencializam as possibilidades de reflexão sobre a ação docente e viabilizam a estreita relação entre teoria e prática, que não é facilmente concretizada quando os projetos de formação são, em essência, teóricos, e defendem que a práxis nada mais é do que a aplicação de teorias; d. a modalidade remota de ensino, reconhecidas as limitações do suporte web, a dificuldade de acesso à Internet ou à dispositivos de boa performance, a velocidade com que aprendentes e professores precisaram adaptar-se ao ensino à distância, mostrou-se extremamente favorável à construção de saberes profissionais, pois facilitava o registro das aulas que se tornavam objeto de observação e de análise constantes, além de promover o desenvolvimento de gestos linguageiros e não-verbais específicos à web e reforçar a necessidade de engajar e motivar aprendentes no processo de ensino-aprendizagem.

Externo ao Programa - 2570132 - MARCIA ANDREA ALMEIDA DE OLIVEIRA
Interno - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
Presidente - 327484 - MYRIAM CRESTIAN CHAVES DA CUNHA
Notícia cadastrada em: 19/01/2022 11:12