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Banca de QUALIFICAÇÃO: BENEDITA DO SOCORRO PINTO BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BENEDITA DO SOCORRO PINTO BORGES
DATA: 30/11/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

VAI TIRAR UM DINHEIRO QUE É TEU: CARACTERIZAÇÃO PROSÓDICA E MULTIMODAL DAS NARRATIVAS DE ENTERRO


PALAVRAS-CHAVES:

Narrativa de enterro; aspecto prosódico; análise acústica.


PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

No presente estudo revisita-se a estrutura da narrativa de enterro proposta por Fernandes (2007), defendendo a necessidade de uma análise prosódica e multimodal na caracterização das suas cinco partes invariáveis: origem, anunciação, manifestação, marcação, provação e desenlace. A narrativa de enterro compreende o resgate de um tesouro enterrado, revelado a um indivíduo de perfil merecedor. Para o trabalho foram analisadas 32 narrativas, do corpus coletado em comunidades quilombolas do Baixo Tocantins/PA, cuja principal hipótese é que a estrutura
prosódica e multimodal exercem papel preponderante na delimitação das partes. Essas narrativas de tipos protoconto, descritiva, explicativa e logro (FERNANDES, 2007) foram gravadas em formato mp4 e wav, narradas por locutores do sexo masculino e feminino, nativos quilombolas das comunidade do Mola (4), Itabatinga (4), Itapocu (4), Laguinho (4), Tomázia (4), Bom fim (4), Taxizal (4). As narrativas foram transcritas de acordo com o modelo da análise da conversação (MARCUSCHI, 1986), depois analisadas formalmente de acordo com a estrutura estabelecida por Fernandes (2007) para a narrativa de enterro. Uma segunda notação fora realizada, desta vez com a utilização do software PRAAT para mapear as pistas prosódicas, com papel relevante na caracterização das partes da narrativa de enterro. Em particular, procedeu-se: a) ao levantamento da localização das pausas silenciosas e suas medidas em ms e; b) as medidas dos movimentos de F0 nas fronteiras das partes. Por meio dessa análise pretendeu-se descobrir se existia algum padrão prosódico que delimitasse as partes do gênero narrativa de enterro, assim como fizera Oliveira Jr. (2000) para as narrativas de experiência pessoal, da estrutura laboviana. Numa análise preliminar, após um tratamento estatístico no software Rstudio, observou-se que a duração da pausa e o intervalo de pitch são parâmetros que se apresentam como importantes para caracterização da estrutura formal da narrativa de enterro. Um terceiro tratamento laboratorial consistiu em submeter as narrativas a uma transcrição no software Elan (European Distributed Corpora Project Linguistic Annotato, disponível em http://www.ling.upenn.edu/~wlabov/L560/ELAN_introduction.pdf.) considerando as trilhas de anotação: a) partes da narrativa identificando-se a estrutura formal proposta por Fernandes (2007); e b) enunciado: segmento ou sequência discursiva delimitada por uma pausa de extensão variável, c) paralinguístico: no qual se identificará as categorias ou dimensões dos gestos usadas como cooparticipativas na estruturação formal, conforme definição de McNeill (2005): icônica, metafórica, deitica e batida; e fases dos gestos: preparation, stroke, (KENDON, 2004; DUNCAN, 1996), e prestroke and poststroke hold (KITA, 1990) e trecho. Essa análise verbo-gestual, serviu de base para definir um padrão multimodal na caracterização da narrativa de enterro. O resultados das análises formais confirmam a existência dos quatros significados da narrativas, com maior ocorrência do protoconto tanto nas comunidades quanto nos dois gêneros. A referida análise ainda demonstrou que a parte da narrativa de maior incidência é a marcação na fala feminina. Sobre a análise prosódica ficou comprovado que em Itabatinga os narradores realizam uma maior duração da pausa, mas de modo geral é na performance dos narradores que ela ocorre mais duradoura. A duração da pausa tem maior ocorrência no significado protoconto, na parte desenlace. Sobre a f0 foram encontrados os seguintes resultados: o valor da f0 mínima é mais alta na comunidade de Bom Fim, no protoconto, no desenlace e no gênero feminino; o valor da f0 média é mais alta na comunidade de Bom Fim, no gênero masculino, no desenlace; a f0 máxima é mais alta na comunidade de Frade, no gênero masculino, no protoconto e desenlace; o resultado das variáveis gestuais atestam que: o gesto rítmico só não tem maior ocorrência na comunidade de Frade onde predomina o gesto icônico, a fase do gesto predominante é o golpe, especialmente na no golpe, na comunidade de Tomázia, no desenlace. Por fim, observando a relação entre gesto e prosódia detectou-se que durante a realização do golpe a duração da pausa é mais longa, os valores da f0 média e máxima são mais altos; no decurso do pré-golpe a f0 mínima aumenta. Portanto, atesta-se as hipóteses levantadas de que existe uma estrutura prosódica e multimodal ocorrendo de maneira coexpressivas à estrutura formal proposta por Fernandes(2007)


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2185447 - GUNTER KARL PRESSLER
Externo à Instituição - MIGUEL JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR
Presidente - 1153554 - REGINA CELIA FERNANDES CRUZ
Notícia cadastrada em: 15/10/2021 11:53
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