Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUCIA FERREIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LUCIA FERREIRA DOS SANTOS
DATA: 13/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

O PAPEL DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM DIFICULDADES ESPECÍFICAS DE ESCRITA DE ALUNOS DO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Consciência fonológica; Erros ortográficos; Escrita; Processos fonético-fonológicos.


PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A problemática relacionada à escrita de determinados vocábulos que alguns alunos enfrentam, por exemplo, quando omitem, acrescentam ou trocam grafemas em determinados vocábulos, não é fruto somente de suas dificuldades de aprendizagem, mas, também, do próprio sistema fonológico do Português Brasileiro (doravante PB), por este ser bastante complexo. Logo, quando não dominam com eficiência as regras de escrita, a tendência maior é se apoiarem nas regras da fala. Com isso, surgem os erros ortográficos. Assim, com este trabalho, pretendemos investigar como 127 estudantes, regularmente matriculados no 5° ano do Ensino Fundamental, de três escolas públicas localizadas em Belém-Pará, constroem seus conhecimentos acerca do sistema de escrita alfabética, e qual o papel que a consciência fonológica assume no processo de alfabetização. Objetivamos, ainda: 1) relacionar consciência fonológica e escrita; 2) categorizar os erros ortográficos encontrados em produções escritas desses alunos; 3) identificar os erros mais recorrentes em suas escritas; 4) verificar as necessidades específicas dos alunos em compreender a relação grafo-fonêmica; e 5) apresentar uma proposta de intervenção à luz da consciência fonológica que possa auxiliar o professor para a diminuição da incidência de erros ortográficos em sua sala de aula. É uma pesquisa de campo, de cunho quanti-qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de uma atividade composta por pequenos textos ilustrados com figuras de vinte e cinco animais. Neles, houve um espaço em branco para que o aluno escrevesse, a partir do ditado, o nome de cada um dos animais da ilustração. Nosso embasamento teórico foi pautado em questões sobre fonética e fonologia com base nos trabalhos de Cristófaro-Silva (2015), Bisol (2005), Câmara Jr., (1991), dentre outros; nos aportes da consciência fonológica a partir de pesquisas de Adams et al. (2006), Lamprecht et al. (2004), Capovilla e Capovilla (2000), dentre outros; na s categorizações para análise de erros ortográficos propostas por Bortoni-Ricardo (2005), Morais (2003), Cagliari(2002), Zorzi (1998), dentre outros; e nas principais teorias sobre o desenvolvimento da leitura e da escrita investigadas por Ferreiro e Teberosky (1999), Marcuschi (2003), Soares (2018), Kato (1990), dentre o utros. Até o presente momento, em nossa análise, percebemos que a predominância maior de erros está na categoria troca de letras, resultado que revela adificuldade de alguns alunos em segmentar e analisar os sons que compõem as palavras, ou seja, esses alunos ainda não têm consciência do sistema sonoro da língua.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1721753 - GESSIANE DE FATIMA LOBATO PICANCO
Interno - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Externo à Instituição - JOSE SUELI DE MAGALHAES
Notícia cadastrada em: 12/10/2020 14:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1