Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINETE DE JESUS PANTOJA QUARESMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCINETE DE JESUS PANTOJA QUARESMA
DATA: 30/09/2020

LIVRO DIDÁTICO E PRÁTICAS EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE LÍNGUA DE HERANÇA: ENSINANDO A LÍNGUA PARKATÊJÊ PARA MẼ KRARE

Língua Parkatêjê; Livro didático indígena; Alfabetização indígena; Matriz curricular; Abordagem comunicativa.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

As populações indígenas do Brasil estão fortemente ameaçadas. Consequentemente, suas línguas-culturas também correm perigo de desaparecerem. A cada ano o número de línguas indígenas torna-se mais reduzido, pois o contato com a cultura não indígena tem levado essas comunidades à extinção ou ao monolinguísmo em Língua Portuguesa. Assim, são necessárias ações urgentes em prol da preservação e da revitalização linguística desses falantes. No cenário atual, a educação escolar indígena, por meio do ensino formal das línguas tradicionais, tem sido apontada como estratégia em favor desses idiomas, mas para que a escola cumpra tal propósito, as metodologias de ensino-aprendizagem das línguas indígenas e os livros didáticos que apoiam o processo educacional devem ser coerentes com a realidade e a especificidade do povo indígena atendido por eles. Partindo desse pressuposto, este estudo em nível de Doutorado visou contribuir para o processo de ensino-aprendizagem formal da Língua Parkatêjê, uma língua do Complexo Dialetal Timbira, falada pela Comunidade Indígena Parkatêjê, localizada no sudeste paraense. No contexto em vigor, devido ao intenso contato com a sociedade circundante, o Parkatêjê tornou-se a língua de herança da geração indígena infantil, monolíngue em Língua Portuguesa, mas com grande potencial de aprendizagem daquela língua, capaz de reverter o quadro de obsolescência linguística do idioma tradicional. Nesse sentido, esta pesquisa realizada junto ao povo Parkatêjê, é fruto da necessidade de investimentos em estudo que favoreçam a revitalização de línguas ameaçadas. Por meio dessa, buscou-se investigar metodologia de ensino-aprendizagem eficiente para o ensino da Língua Parkatêjê em nível de alfabetização e etapas de elaboração de um livro didático indígena. O conceito de gêneros textuais da oralidade, trabalhado a partir da abordagem comunicativa, foi apontado como uma alternativa para o desenvolvimento de competências e habilidades orais e a introdução da modalidade escrita em crianças matriculadas no 1º ano/9º do Ensino Fundamental da Escola Indígena Estadual de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Pẽptykre Parkatêjê. Os resultados dessa investigação culminaram em uma proposta de matriz de referencia curricular para o ensino da Língua Parkatêjê em nível de alfabetização e uma proposta de livro didático indígena de alfabetização para crianças Parkatêjê, com atividades, elaboradas em sequência didática, voltadas para o 1º dos três anos/séries escolares que compreendem o Ciclo de Alfabetização. Tendo em vista que o professor indígena da etnia é indispensável para a eficácia do processo educacional, esta pesquisa objetivou também instrumentalizá-lo por meio de oficinas linguísticas, de práticas de sala de aula e de elaboração de atividades pedagógicas para comporem os futuros livros didáticos indígenas de sua autoria. De caráter bibliográfico, documental e de campo, esta pesquisa aplicou técnicas de coleta de dados coerentes à sua natureza, pautando-se nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, da Linguística Descritiva e da Educação.

Interno - 2244588 - ANA PAULA BARROS BRANDAO
Externo à Instituição - ANTÔNIO ALMIR SILVA GOMES
Externo à Instituição - DOMINGOS BARROS NOBRE
Presidente - 6328015 - MARILIA DE NAZARE DE OLIVEIRA FERREIRA