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Banca de DEFESA: KELLY CRISTINA MARQUES GAIGNOUX

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLY CRISTINA MARQUES GAIGNOUX
DATA: 30/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

EMERGÊNCIA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS: UM ESTUDO SOB O VIÉS DA TEORIA DA COMPLEXIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores de inglês; Identidade profissional; Ensino de línguas; Complexidade.


PÁGINAS: 337
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O processo de tornar-se professor de uma língua adicional é desafiador no mundo contemporâneo. É um desafio formar profissionais reflexivos e críticos que possam se questionar como indivíduos sociais e profissionais, sempre
problematizando a realidade para assumir posicionamentos políticos, culturais e econômicos nos contextos em que atuam. O objetivo geral deste estudo é compreender o desenvolvimento da identidade profissional de alunos da
Licenciatura de Letras-Língua Inglesa, do Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará, durante os quatro últimos semestres do curso, na perspectiva da Teoria da Complexidade. Para subsidiar nossa discussão acerca das noções de sujeito e identidade, buscamos apoio nos estudos de Bakhtin (2006), Bauman (2005), Block (2007), Giddens (2002), Hall (2006), Moita Lopes (2002) e Resende (2009). No campo da identidade profissional, recorremos, principalmente, aos escritos de Tardif (2014), Pimenta (2010) e Pimenta e Lima (2012). Para discutir os paradigmas na formação de professores e concepções de estágio ancoramos nossa discussão em Ghedin (2006), Libâneo (2006), Pimenta (2006) e Pimenta e Lima (2006). No âmbito da formação de professores de inglês, as pesquisas de Burns (2017), Freeman (2002), Freeman, Orzulack e Morrissey (2009), Graves (2009), Gimenez e Furtoso (2008), Johnson (2009a; 2009b), Paiva (2003), Richards (2002), entre outros, orientaram a discussão em
torno das concepções de ensino, da base de conhecimento na educação do professor de segunda língua e do currículo do curso de Letras. Estudos de Almeida Filho (2005 [1993]), Bandeira (2015), Basso (2001), Bricks (2019), Coelho (2019), Lima (2013), Sant’ana (2007; 2017), Santana (2005), Santana e Ortiz Alvarez (2015), e Souza e Souza (2013; 2015), referentes às competências, também ancoraram nossas reflexões. No que concerne às crenças, nos orientamos por Barcelos (2006a; 2007; 2011; 2015). Entendendo a formação inicial de professores como um sistema adaptativo complexo, apoiamos nossa discussão na Teoria Geral de Sistemas de Bertallanfy (2009 [1968]), em Larsen-Freeman e Cameron (2008) sobre SACs, e em Borges (2016), cujo modelo caótico de desenvolvimento reflexivo da profissionalidade de professores de línguas adicionais orientou nossa análise na compreensão da reconfiguração dos dois últimos estágios. Empregamos uma abordagem qualitativa de perspectiva etnográfica, tendo como foco as experiências dos participantes. Adotamos o estudo de caso e a pesquisa documental como procedimentos metodológicos. Os dados foram constituídos a partir de narrativas, relatórios deestágio, planos de aula e áudio diários gravados dos nove participantes da pesquisa. Os resultados mostraram que, na dinâmica do sistema aprendizagem-ensino (SAE), as crenças emergem como os elementos que mais influenciam em sua trajetória. Na interação com outros sistemas como estágio, escola e ensino, ocorre uma ampliação das crenças no SAE. São evidenciados diferentes atratores no sistema ensino, principalmente, na construção da metodologia empregada pelos participantes. Além disso, no sistema identidade profissional notamos atratores referentes à construção dos saberes docentes e competências. Os dados revelaram ainda que o modelo tradicional de estágio supervisionado, sustentado pelo projeto pedagógico do curso, não é o ideal para o desenvolvimento de uma identidade profissional que visa a reflexão crítica. Porém, a interação do sistema aprendizagem-ensino com outros sistemas favoreceu a ação dos participantes e fez emergir possibilidades de novastrajetórias e novas condições iniciais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELAINE FERREIRA DO VALE BORGES
Interno - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Externo à Instituição - MARTA DE FARIA E CUNHA MONTEIRO
Interno - 327484 - MYRIAM CRESTIAN CHAVES DA CUNHA
Presidente - 1152685 - WALKYRIA ALYDIA GRAHL PASSOS MAGNO E SILVA
Notícia cadastrada em: 25/09/2020 14:21
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