Banca de QUALIFICAÇÃO: KELLY CRISTINA MARQUES GAIGNOUX

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLY CRISTINA MARQUES GAIGNOUX
DATA: 29/03/2019
LOCAL: SALA DE DEFESAS DO PPGL

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL

Formação de professores de Língua Inglesa; identidade; complexidade.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A formação de professores de inglês no interior da Amazônia torna-se um desafio diante das circunstâncias impostas pela realidade da região e pelo modelo de currículo adotado pela universidade. O presente trabalho realizou-se no âmbito da disciplina Estágio Supervisionado com uma turma de formandos do curso de Língua Inglesa, do Campus de Bragança durante os quatro últimos semestres do curso. Em geral, ao se depararem com a vivência nas escolas básicas da rede pública, os alunos-professores se veem diante da docência, iniciando uma trajetória de conflitos entre o aprender e o ensinar a língua. Esse confronto é marcado, especialmente, no quinto semestre do curso, quando os discentes iniciam os estágios supervisionados. Assim, observo que essa dualidade entre ambos os processos, de alguma forma, implica na construção dos saberes docentes que, por sua vez, implica na construção da identidade profissional. Portanto, este estudo teve como objetivo central discutir a interrelação das identidades emergentes de professores em formação inicial na constituição dos saberes docentes, à luz da Teoria da Complexidade. Para a realização do presente estudo empreguei uma abordagem qualitativa de perspectiva etnográfica para interpretar o processo, tendo como foco as experiências dos participantes envolvidos no estudo. Adotei o estudo de caso como procedimento metodológico para análise e compreensão do fenômeno por ser o mais adequado à pesquisa que desenvolvi. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas narrativas retrodiretivas que possibilitaram acompanhar as experiências dos participantes ao longo de quatro semestres. No sentido de pautar as reflexões da análise e discussão, utilizei os relatórios de estágio, planos de aulas e os diários reflexivos produzidos pelos participantes ao longo dos quatro semestres de estágios. Os resultados parciais demonstraram que os participantes trazem consigo visões sobre aprender e ensinar que se refletem em sua prática, implicando tanto na construção identitária bem como nos saberes docentes.

Externo à Instituição - ELAINE FERREIRA DO VALE BORGES
Interno - 327484 - MYRIAM CRESTIAN CHAVES DA CUNHA
Presidente - 1152685 - WALKYRIA ALYDIA GRAHL PASSOS MAGNO E SILVA
Notícia cadastrada em: 25/03/2019 12:27