Banca de DEFESA: LARISSA DA SILVA COSTA AVIZ

DISCENTE: LARISSA DA SILVA COSTA AVIZ
DATA: 15/04/2024
LOCAL: PPGL

projeto circuito de leitura; decolonialidade;gêneros discursivos; mediadores de leitura.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A presente pesquisa foi pensada a partir da seguinte pergunta de investigação: como ampliar as práticas de mediação de leitura dos mediadores que atuam no projeto Circuito de Leitura: lendo para ser feliz? Esse projeto é vinculado ao programa de extensão Conexões de Saberes da UFPA. Para tanto, objetivamos potencializar as atividades de leitura atreladas à escrita e à oralidade no projeto, tendo como hipótese o desenvolvimento da aprendizagem a partir dos gêneros discursivos. Do ponto de vista teórico, fundamentamo-nos em estudos filosóficos-linguísticos do Círculo de Bakhtin acerca da interação verbal, e em seu signatário Geraldi que trata da concepção de língua como forma de interação; também utilizamos os estudos decoloniais discutidos por Walsh; e, por fim, temos como base teórica as contribuições de Freire para a educação. O foco temático desta pesquisa é a valorização das vivências dos alunos na Amazônia a partir de uma postura de ensino decolonial por parte dos mediadores que atuam com eles. Temos como justificativa o fato de tal temática ainda ser pouco difundida em sala de aula, inclusive no próprio estado do Pará. Do ponto de vista metodológico, a abordagem é qualitativa e os tipos de pesquisa são a pesquisa-ação e a pesquisa colaborativa; a intervenção colaborativa foi realizada nas ações do Circuito de Leitura por mim, enquanto pesquisadora formadora dos mediadores, e nos anos finais do ensino fundamental na turma do 7° ano de uma escola pública do município de Ananindeua-PA. A realização das propostas de ensino ocorreu durante três meses e teve como gêneros discursivos: narrativas amazônicas, rodas de conversa sobre os povos indígenas, escrita de propagandas de produtos típicos paraenses e produção de entrevistas pelos alunos, com o intuito de trocarem saberes sobre sua região (narrativas tradicionais dos povos originários, culinária local, artistas do estado etc.). Nossos resultados apontaram amplo desenvolvimento das metodologias de ensino da tríade leitura, escrita e oralidade por parte dos mediadores do projeto, sendo estas voltadas para o uso real e situado da língua de modo que valorize as trajetórias de vida dos alunos atendidos pelo projeto popular Circuito de Leitura: lendo para ser feliz.

Externo à Instituição - ANTONIA ZELINA SILVA NEGRAO
Presidente - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS
Interno - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
Notícia cadastrada em: 26/03/2024 11:25