Banca de DEFESA: DEYWELA THAYSSA XAVIER DA SILVA

DISCENTE: DEYWELA THAYSSA XAVIER DA SILVA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: online

UMA PROPOSTA PARA O FORTALECIMENTO DA LÍNGUA WARAO A PARTIR DA DOCUMENTAÇÃO E DA REALIZAÇÃO DE OFICINAS COM AS NARRATIVAS COSMOLÓGICAS

Documentação. Fortalecimento. Narrativas cosmológicas. Língua Warao. Políticas linguísticas.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A língua Warao é uma língua isolada falada pelo povo de mesmo nome, que originalmente habitava a região do Delta do rio Orinoco, na Venezuela. Em virtude de inúmeras intervenções em seu território e do agravamento da crise multifacetada em seu país, caracterizada pela hiperinflação, escassez de alimentos, medicamentos e instabilidade política populações indígenas inteiras foram forçadas a migrar para outros países em busca de condições básicas de sobrevivência, e por ser um país fronteiriço o Brasil é um dos principais destinos. O estabelecimento desse povo no Brasil coloca em risco a vitalidade de sua língua, pois há cada vez menos espaço para o uso e transmissão de sua língua materna tendo em vista que o contato com as cidades e o ensino escolar não contemplam o uso e o ensino da referida língua. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve como objetivo propor estratégias para o fortalecimento da língua Warao falada em Belém a partir da documentação de narrativas cosmológicas e da realização de oficinas em espaço escolar. Com a intenção de discutir sobre as políticas linguísticas e educacionais brasileiras e venezuelanas utilizamos o referencial teórico de (BRASIL, 1988, 1996, 1998); (VENEZUELA, 1999) e Calvet (2007). Para as discussões referentes ao tema da documentação linguística adotamos os estudos de Hilmmemann (1998; 2006); Brandão (2018; 2023) e Galúcio (2021). Para tratar sobre as teorias de revitalização linguística nos ancoramos nas pesquisas de Amaral (2020) e Rubim (2016; 2020). Nas discussões sobre as narrativas orais e aplicação das oficinas recorremos aos estudos de Herrmann (2006) e Macedo e Albuquerque (2013). Com a pesquisa pretende-se contribuir com a promoção de uma visão positiva da presença Warao no Brasil e com o fortalecimento dessa língua e cultura na região metropolitana de Belém.

Presidente - 2244588 - ANA PAULA BARROS BRANDAO
Interno - 387.796.172-04 - ANA VILACY MOREIRA GALUCIO - MPEG
Externo à Instituição - ANTONIO ALMIR SILVA GOMES
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 10:38