Banca de DEFESA: BEATRIZ COSTA ARAUJO

DISCENTE: BEATRIZ COSTA ARAUJO
DATA: 04/03/2024
LOCAL: onine

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS SABERES DOCENTES: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS

Formação de professores; Saberes docentes; Gêneros discursivos; Didática; Língua portuguesa.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A pesquisa possui o intuito de investigar a maneira como vem sendo abordados os saberes docentes no curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará, em especial os relacionados aos gêneros discursivos, a didática, a autonomia e as humanidades – levando em consideração que essas diretrizes fazem parte dos saberes que formam os professores e influenciam na maneira como eles compreendem o seu papel social. Partindo do princípio de que a profissão docente é formada por diferentes saberes e que estes advêm de diferentes campos, como a formação profissional inicial e continuada (Tardif, 2008), buscamos investigar o modo como os professores já formados pela instituição, egressos do curso de licenciatura da faculdade de Letras (FALE) na UFPA, estão, em um primeiro momento, compreendendo conceitos essenciais para a sua formação (imersos e indissociáveis ao trabalho do professor de língua portuguesa na atualidade) e, em um segundo momento, aplicando-os aos seus trabalhos como docentes. Para isso, teorias acerca dos saberes docentes (Tardif, 2008; Gauthier ET AL, 1996; Pimenta, 1999; Nóvoa, 2009), do percurso histórico da disciplina de Língua Portuguesa (Soares, 2004), das humanidades como base da formação profissional (Silva, 2010), da didática (Vicente, 1992), da autonomia (Contreras, 2002), dos gêneros discursivos (Bakhtin, 1979) e outros foram utilizados como base teórica. A pesquisa é de cunho qualitativo, caracterizada como estudo de caso e teve a metodologia dividida em três momentos: primeiro, a aplicação de um questionário on-line; segundo, a realização de uma entrevista oral; terceiro, a análise dos materiais coletados. O estudo está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) – estudos linguísticos da UFPA e possui relevância aos estudos e pesquisas sobre formação de professores na área de ensino-aprendizagem. Ao final, objetiva-se constatar parcialmente como os professores recém passados por uma formação inicial armazenaram e estão aplicando os conceitos que discutiram durantes as aulas da graduação em seus contatos com o mundo externo, principalmente com a sala de aula (espaço de atuação do professor) e a importância da presença de determinados saberes na construção de um “bom” profissional docente. Assim, pode-se dizer que os questionamentos levantados pela pesquisa foram, conforme os objetivos, respondidos e analisados de acordo com sua relevância para os resultados da pesquisa.

Presidente - 1658132 - CELIA ZERI DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - EGESLAINE DE NEZ
Interno - 3549278 - JAILMA DO SOCORRO UCHOA BULHOES CAMPOS
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 10:29