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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESA MARIA BEZERRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESA MARIA BEZERRA DA SILVA
DATA: 18/10/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

A CENOGRAFIA LITERÁRIA EM OBRAS INFANTIS E AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO PARA A CONSTITUIÇÃO DO DISCURSO ANTIRRACISTA.


PALAVRAS-CHAVES:

Discurso antirracista; Literatura infantil; Discurso literário.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A presente pesquisa possui como objetivo analisar, por meio de uma perspectiva discursiva, como obras literárias infantis criam condições de enunciabilidade para a constituição de um discurso antirracista. Assumimos na condução da pesquisa os conceitos de Colonialismo (QUIJANO, 1991), Colonialidade (MALDONADO-TORRES, 2007), Dispositivo colonial (FOCAULT, 1999) (NEVES, 2015) e (LISBÔA, 2022) e Decolonialidade (WALSH, 2009) e (OLIVEIRA, CANDAU, 2010) para relacionar como a história do sistema escravista influenciou e deixou consequências na sociedade brasileira que refletem no meio social, e como isso se evidencia na literatura. Analisamos também como as lutas contra o poder da colonialidade, passaram a constituir também o discurso antirracista. Os fundamentos teóricos da pesquisa apoiam-se nas perspectivas teóricas da Análise do Discurso de linha francesa (MAINGUENEAU, 2004, 2012 e 2015), que orientam para a compreensão da hipótese do discurso literário, das relações socio-histórico-ideológicas nas produções e do código linguageiro das cenografias. Para abordagem da literatura apoiamo-nos em Candido (1999, 2000 e 2012) e Todorov (2009) e para a relação histórica entre literatura infantil e discurso, nas considerações de Zilberman (2003) e Lajolo e Zilberman (2004 e 2016), para compreender como há uma relação entre o período de formação da literatura infantil no Brasil e a relação com a formação discurso antirracista, dentre outros autores. Depreendemos que a literatura dialoga extensamente com a sociedade, visto que as cenas de enunciação se constroem com base nos acontecimentos sociais, históricos e ideológicos. Quando observamos as cenografias das obras literárias infantis, principalmente no que tange a temáticas raciais, como a representação da pessoa negra, essas influências tornam-se evidentes, uma vez que a literatura infantil no Brasil teve seu desenvolvimento logo após o marcado período escravocrata e possui um caráter também formativo, embora não seja seu objetivo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152797 - FATIMA CRISTINA DA COSTA PESSOA
Interno - 103.460.227-62 - FLÁVIA MARINHO LISBÔA - UNIFESSPA
Externo à Instituição - MARIA CRISTINA GIORGI
Notícia cadastrada em: 11/10/2023 14:12
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