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Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA FERRO E SILVA PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA FERRO E SILVA PINTO
DATA: 27/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

AS NOSSAS HISTÓRIAS COMEÇAM PELAS NOSSAS RAÍZES: trajetórias de letramentos de estudantes indígenas e quilombolas de projeto de ensino na/da UFPA


PALAVRAS-CHAVES:

 Letramentos; Multiletramentos; Gêneros Acadêmicos; Interculturalidade; Ações Afirmativas.


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O presente trabalho, em andamento, realizado especificamente com os(as) alunos(as) de graduação indígenas e quilombolas, participantes do Projeto de Ensino e Aprendizagem Literacia e Integração Acadêmica: a autonomia pelas vias da aprendizagem e inclusão (PLIA) da UFPA, tem como objetivo investigar e compreender os desafios nas trajetórias de letramento desde à educação básica ao ensino superior. O projeto de ensino visa promover o desenvolvimento acadêmico dos(as) ingressantes aos cursos de graduação da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica aos níveis de formação profissional por meio do atendimento às suas necessidades educacionais. Esta pesquisa, situada no âmbito da Linguística Aplicada, fundamenta-se nos conceitos de alfabetização e letramento (SOARES, 2003, 2004. 2005; MACEDO, 2020), nos Novos Estudos de Letramento (LEA, STREET, 2006; HEATH, 1982; KLEIMAN, 1995, 1998; MACEDO, 2021), na Pedagogia dos Multiletramentos (CAZDEN et al., 2021; PINHEIRO, 2016), na perspectiva de Gêneros Discursivos (BAKHTIN, 1997 [1953], 2017 [1953], BAKHTIN, VOLÓCHINOV, 1926) e dos Estudos Críticos Interculturais (CANDAU, 2008, 2021; McLAREN, 1997; PAULO FREIRE, 1981, 1989, 1993; OLIVEIRA, 2015). Como base metodológica, adotou-se a perspectiva qualitativointerpretativista de viés etnográfico. O corpus para análise é constituído por dados gerados a partir de questionário aberto, entrevista semiestruturada, observação participante em campo e produção textual. Os resultados preliminares demostram que as ações pedagógicas acompanhadas por atendimentos individualizados e coletivos contribuem significativamente para promover a autonomia, criticidade e a inclusão de estudantes de ações afirmativas nas práticas sociais e tecnológicas da leitura e da escrita na esfera universitária, e sobretudo, para o desenvolvimento das habilidades e competências para/na formação docente/profissional. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1658132 - CELIA ZERI DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2316255 - KATIANE SILVA
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 26/09/2023 12:11
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