Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO DA FONSECA CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO DA FONSECA CARNEIRO
DATA: 28/09/2023
LOCAL: videoconferência

Aprendizagem ativa de línguas adicionais: um modelo complexo

Metodologias ativas; Paradigma da complexidade; Base Nacional Curricular Comum; Línguas adicionais

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A utilização de metodologias ativas em sala de aula tem recebido cada vez mais atenção na discussão internacional e nacional sobre a educação escolar. Previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), as metodologias ativas buscam aproximar os estudantes de questões cotidianas e de alta relevância em sua comunidade, bem como de competências e habilidades para a vida no século XXI, de forma que a aprendizagem de conteúdos escolares ocorra a partir da reflexão sobre esses problemas e desafios comunitários (KRAUSS; BOSS, 2013; BENDER, 2015). Nesse contexto, as disciplinas de línguas adicionais também passam a adequar seus programas para o atendimento a essas diretrizes. Entretanto, observa-se que a sala de aula dessas disciplinas tende a ser heterogênea no que concerne as competências linguísticas e a experiência em aprendizagem ativa, o que impõe um desafio ao professor quanto à decisão sobre qual metodologia ativa empregar. Considerando a sala de aula como um sistema adaptativo complexo (SAC) (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008), objetivamos, nesta pesquisa, promover a interação de metodologias ativas pela elaboração e emprego de um modelo complexo de aprendizagem ativa de línguas adicionais (MCAALA). Visamos, especificamente, descrever como ocorre essa interação em uma turma linguisticamente heterogênea e exemplificar como o modelo pode beneficiar a emergência de competências linguísticas e habilidades para o século XXI. Para tal, realizamos uma pesquisa-ação com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Belém fazendo uso dos seguintes instrumentos de pesquisa: observação-participante, grupo focal, entrevista semiestruturada, diário de campo e protocolo de avaliação. Os resultados indicam haver pouca experiência da turma em aprendizagem ativa, compensado por um crescente interesse em transformar sua comunidade por meio de ações propositivas, sendo necessário integrar características da aprendizagem baseada em problemas, projetos e em tarefas. Verificou-se que, ao empregar o modelo proposto, a língua adicional ganhou um papel de mediadora para novos conhecimentos (trans)disciplinares por meio da leitura instrumental de textos científicos e que o treino de fluência ao longo da realização de projetos e tarefas contribuiu para a proficiência e aprovação em exame em língua alemã. Constatou-se, também, que as próprias sessões de grupo focal suscitaram a avaliação formativa e a gestão dos projetos realizados. Os resultados apontam ainda para uma significativa variação do interesse e do rendimento escolar entre os alunos, cada um compreendido como um sistema adaptativo complexo em si (SACs), contrapondo-se aos altos níveis de envolvimento e, principalmente, de desempenho escolar preconizado pelos teóricos da área.

Interno - 2303250 - CARLOS CERNADAS CARRERA
Externo à Instituição - ELAINE FERREIRA DO VALE BORGES
Presidente - 1152685 - WALKYRIA ALYDIA GRAHL PASSOS MAGNO E SILVA
Notícia cadastrada em: 21/09/2023 15:07