Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ COSTA ARAUJO

DISCENTE: BEATRIZ COSTA ARAUJO
DATA: 02/10/2023

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS SABERES DOCENTES: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS BASES

Formação docente; Formação inicial; Saberes docentes; Didática; Gêneros discursivos.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

O presente trabalho[CZ1]  pesquisa a maneira como os alunos da graduação em Língua Portuguesa – UFPA discutem e aplicam conceitos relacionados aos saberes docentes como os gêneros, a didática, a autonomia e as humanidades em sala de aula. Partindo do princípio de que a profissão docente é formada por diferentes saberes e que estes advêm de diferentes campos, como a formação profissional (TARDIF, 2008), buscamos investigar o modo como os professores já formados pela instituição, ex-alunos do curso de licenciatura da faculdade de Letras (FALE) na UFPA, estão, em um primeiro momento, compreendendo conceitos essenciais para a sua formação e o modo como aplicam estes à noção de trabalho com os gêneros discursivos – estudo imerso e indissociável do trabalho do professor de língua portuguesa na atualidade. Para isso, estudos acerca dos saberes docentes (TARDIF, 2008; GAUTHIER ET AL, 1996; PIMENTA, 1999; NÓVOA, 2009), do percurso histórico da disciplina de Língua Portuguesa (SOARES, 2004), das humanidades como base da formação profissional (SILVA, 2010), da didática (VICENTE, 1992), dos gêneros (BAKHTIN, 2003; ROJO, 2005) e outros foram utilizados como base teórica. A pesquisa é de cunho qualitativo, caracterizada como estudo de caso, e teve a metodologia dividida em três momentos: primeiro, a aplicação de um questionário on-line; segundo, a realização de uma entrevista oral; terceiro, a análise dos materiais coletados. Ao final, objetiva-se constatar parcialmente como os professores em formação inicial estão aplicando os conceitos que discutem durantes as aulas da graduação em seus contatos com a sala de aula (espaço de atuação do professor).

Presidente - 1658132 - CELIA ZERI DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - EGESLAINE DE NEZ
Interno - 3549278 - JAILMA DO SOCORRO UCHOA BULHOES CAMPOS
Notícia cadastrada em: 15/09/2023 14:02