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Banca de QUALIFICAÇÃO: NORA MONTEIRO PINTO DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NORA MONTEIRO PINTO DE ALMEIDA
DATA: 25/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

“MUNDIADOS”: UM ESTUDO SOBRE A ADESÃO AO PROJETO MUNDIAR NO DISCURSO DE PROFISSIONAIS QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA E SEU PAPEL NA SUSTENTAÇÃO DE POLÍTICAS DESSA NATUREZA


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto Mundiar. Discurso do professor. Imagens discursivas. Precarização. Racionalização. Controle.


PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Nesta pesquisa, investigamos a adesão ao projeto Mundiar, a partir da análise dos discursos dos profissionais que participaram do referido programa. Buscamos compreender a seguinte questão: o que os discursos produzidos pelos educadores e técnicos que atuaram junto ao Mundiar nos dizem sobre o papel desses profissionais na sustentação de políticas dessa natureza? Nossa hipótese inicial aponta para a produção de discursos que contribuem para o fortalecimento dos dispositivos de racionalização de suas atribuições e da precarização dessa atividade profissional. Nosso objetivo geral é analisar a posição subjetiva do sujeito que sustenta essa política. O corpus utilizado é constituído por dois tipos de materiais: 1) documentos referentes ao projeto Mundiar, com seus editais de seleção, Diário Oficial, manual do professor, projeto, material didático, vídeo aulas e materiais complementares; 2) entrevistas realizadas com os profissionais que trabalharam no projeto Mundiar – 4 professores e 1 técnico. A análise é dividida em duas partes: na 1ª parte, imprimimos a análise bibliográfica e documental, seguida da análise dos relatos produzidos pelos profissionais que participaram da execução do projeto, com vistas no processo de precarização da carreira do magistério; Na 2ª parte, realizamos uma discursiva, a partir do jogo de imagens proposto por Pêcheux (1993), investigando na materialidade discursiva contida nesses relatos os indícios que nos permitiram relacioná-los às formações imaginárias enredadas, sob a perspectiva do sujeito. Como aporte teórico, trabalhamos com autores que ajudam a descrever a relação entre o trabalho docente e os conhecimento: Apple (1989,1995) e Barzotto (2014). Teorias que mostram que o sujeito da linguagem é dividido, condicionado pelas ideologias: Althusser (1985), Bourdieu (2003), Bezerra (2007), Geraldi (1991), Soares (1989), Soares (1989), Freire (2001), Pêcheux (1993,2009), Foucault (2010) e Orlandi (2015). Os resultados da pesquisa vêm mostrando que os sujeitos: a) reconhecem problemas e falhas no projeto, colocando-se discursivamente em uma posição análoga a de suas “vítimas”; b) mesmo assim, isentam de crítica a concepção do programa, direcionando suas queixas às condições práticas de implementação; c) ocultam os ganhos que obtiveram com a adesão à proposta, mantendo o ponto de origem de sua decisão inacessível. Com base nas análises feitas até agora, observamos que o sujeito que se manifesta no discurso já é o “professor capataz” de que fala Geraldi em “A aula como acontecimento”, mero transmissor de conhecimentos dos outros, aplicador de instrumentos e manuais didáticos e controlador de sala de aula. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1152797 - FATIMA CRISTINA DA COSTA PESSOA
Presidente - 1646705 - THOMAS MASSAO FAIRCHILD
Externo à Instituição - VALDIR HEITOR BARZOTTO
Notícia cadastrada em: 15/09/2023 11:48
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