Banca de QUALIFICAÇÃO: SONIA LUMI NIWA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SONIA LUMI NIWA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: videoconferência

ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA EM FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) EM NÍVEIS INICIAIS NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA REVISÃO DIALÓGICA E DO ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO

produção escrita em francês língua estrangeira; alunos iniciantes em francês língua estrangeira; aconselhamento linguageiro; revisão dialógica; autonomia.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Em muitas culturas, a escrita ocupa um lugar cada vez mais importante nas atividades cotidianas. O desenvolvimento da tecnologia aumentou a necessidade de agir e interagir na sociedade por meio das redes sociais e mídias digitais, seja no âmbito profissional, pessoal, escolar ou acadêmico. Isso exige dos usuários competências que ultrapassam o domínio tecnológico. A interatividade proporcionada pelos meios digitais requer capacidade de ler e produzir textos em uma velocidade bem maior que outrora. No entanto, para muitos, escrever, mesmo que em língua materna (LM), não é uma tarefa fácil, constituindo um obstáculo ainda a ser superado. Essa realidade agrava-se quando se trata da aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), pois além das dificuldades encontradas na LM, acresce-se a falta de domínio da LE estudada como é o caso dos alunos da Licenciatura em Francês da UFPA, contexto no qual desenvolvemos a presente pesquisa. Nesta tese investigamos sobre a produção escrita em francês língua estrangeira (FLE) de alunos iniciantes, que tem pouco ou nenhum conhecimento da língua quando de seu ingresso no Ensino Superior. Objetivamos investigar se o aconselhamento linguageiro e a revisão dialógica podem favorecer o desenvolvimento da habilidade de produção escrita nesses alunos e, consequentemente, promover a autonomia do aluno diante de práticas escritoras nessa língua. Pretendemos, dessa forma, contribuir para aumentar os conhecimentos a respeito da escrita em níveis iniciais de aprendizagem em FLE, área que ainda carece de estudos em contexto brasileiro. Para tanto, servindo-nos dos instrumentos questionário, entrevista semiestruturada, atividades de escrita, revisão dialógica e sessões de aconselhamento, buscamos conhecer os variados aspectos que envolvem a produção escrita, tendo em vista que nela estão envolvidos experiências e fatores de ordem pessoal, cultural, social, emocional e afetiva que constituem os sujeitos de uma sociedade (Bucheton e suas colaboradoras, 2014). Para a realização da pesquisa, empregamos uma abordagem qualitativa, na qual utilizamos a pesquisa-ação associada ao estudo de caso. Este trabalho baseia-se em Bakhtin (2011; 2014) no que tange à concepção dialógica da linguagem; Antunes (2003), Fiad (2013), Bucheton (2014), Gasparotto e Menegassi (2020a; 2020b) no que se refere à revisão da escrita na perspectiva dialógica e à reescrita de textos. Apoiamo-nos igualmente nos estudos de aconselhamento linguageiro e autonomia de Carson e Mynard (2012). Os resultados preliminares mostram que as participantes trazem poucas experiências de produção de gêneros discursivos do Ensino Médio, assim como de reescrita e que não desenvolveram o hábito de reescrever os textos após sua devolução pelo professor. Isto significa que não foram estimuladas a desenvolver uma postura crítica a respeito de seus textos. Nesse sentido, a revisão dialógica associada ao aconselhamento linguageiro contribuiu de forma efetiva para a aprendizagem e o fomento da produção escrita e tem potencial para mitigar o que Lillis (1999) chama de ‘prática institucional do mistério’. Além disso, o aconselhamento linguageiro mostrou-se um recurso importante para diminuir o impacto negativo do ensino remoto na aprendizagem no período da COVID-19.

Externo à Instituição - ELIANE GOUVEA LOUSADA
Externo ao Programa - 2570132 - MARCIA ANDREA ALMEIDA DE OLIVEIRA
Presidente - 1152685 - WALKYRIA ALYDIA GRAHL PASSOS MAGNO E SILVA
Notícia cadastrada em: 28/08/2023 15:57