Notícias

Banca de DEFESA: ANGELA MARIA VASCONCELOS SAMPAIO GOES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELA MARIA VASCONCELOS SAMPAIO GOES
DATA: 29/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: PPGL
TÍTULO:

A PROMISCUIDADE INTERSEMIÓTICA NA POÉTICA VAMPÍRICA DE TORQUATO NETO


PALAVRAS-CHAVES:

Antropofagia, Poesia Vampírica, significação do mal, linguagem intersemiótica; inespecificidade do literário.


PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Esta tese, traz uma reflexão acerca da linguagem intersemiótica, que perfaz a poética de Torquato Neto, apresentando o modo como o poeta utilizou a ideia de antropofagia oswaldiana para antropofagizar a imagem artística do vampiro europeu, e com esta desenvolver uma escrita que, absorvendo outras, conseguiria ser sempre nova, sem ser original. Mostramos como, sem buscar imitações e nem exemplaridade, entre os anos 60 e 70 do século XX, o poeta pensou e articulou uma concepção de poesia contemporânea, sem passar pelo critério da atualidade.
Deste modo, damos visualidade à busca de Torquato Neto por um sentido de liberdade, marcado pelas relações entre o mal e a poesia, para sobreviver a um mal maior, trazido pela censura durante a ditadura no Brasil. Para tanto, o universo teórico, filosófico e crítico, trazido para dialogar com a linguagem do poeta, conta com ideias e conceitos criativos, tais como: antropofagia, transitividade, cosmopolitismo do pobre, devir-animal, significação do mal, loucura, formatividade, transitividade, arte inespecífica e fluxo de quanta. A finalidade é identificar através dos poemas de Torquato Neto, musicados ou não, de sua escrita jornalística e de sua participação no Super 8 como ator e como diretor, como se deram tais relações. Através da análise de textos e imagens fílmicas, do poeta, conseguimos comprovar que a linguagem de Torquato Neto não apenas garantiu para si uma contemporaneidade, na sua época e pra além dela, como possibilitou às obras absorvidas, pelos seus trabalhos, a mesma capacidade de atravessar os tempos. Concluímos, portanto, que a poética de Torquato Neto conseguiu marcar a história da poesia brasileira com um tipo de linguagem que, sem aspirar nenhuma consagração, ofereceu uma nova perspectiva sobre a poesia.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CELIA DE MORAES REGO PEDROSA
Presidente - 1527529 - IZABELA GUIMARAES GUERRA LEAL
Interno - 2190652 - LUIS HELENO MONTORIL DEL CASTILO
Interno - 2333788 - OTAVIO GUIMARAES TAVARES
Externo à Instituição - SUSANA SOUTO SILVA
Notícia cadastrada em: 10/07/2023 11:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2