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Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELL GADELHA MOUTINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELL GADELHA MOUTINHO
DATA: 01/09/2023
HORA: 10:00
LOCAL: PPGL - online
TÍTULO:

Leitura de textos narrativos e informativos: Fluência em leitura oral de alunos do 6° e 9° ano do ensino fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Fluência em leitura oral; Leiturabilidade; método CBM


PÁGINAS: 157
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo investigar, a partir de duas dimensões da Fluência em leitura oral (velocidade e precisão), o desempenho de alunos do 6° e 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de Belém ao ler textos narrativos e informativos (extraídos de livros didáticos) produzidos para ambos os anos escolares. Moutinho (2016) percebeu em sua pesquisa que o desempenho dos alunos em relação à precisão na leitura oral nos dois tipos de textos é diferente, corroborando pesquisas anteriores (cf. PAIGE et al., 2015). Para avaliar com maior profundidade este desempenho dos alunos, utilizou-se o método Curriculumbased measurement (CBM), que determina que um minuto de leitura oral de textos apropriados para
o ano escolar em que os aluno se encontram é suficiente para que o desempenho global em leitura possa ser avaliado. Contudo, é preciso determinar se os textos utilizados para esta avaliação estão realmente adequados ao nível de desenvolvimento dos alunos. Moutinho e Picanço (2022) viram que há uma grande diferença na complexidade textual de textos presentes em livros didáticos do ensino fundalmental (do 5° ao 9° ano especificamente). Dessa forma, para conseguir avaliar o desempenho de forma mais confiável, recorreu-se ao
índice de Leiturabilidade de Flesch, adaptado para o português (MARTINS et al., 1996) na ferramenta Coh-Metrix (SCARTON; ALUÍSIO, 2010). A pesquisa foi realizada em sete escolas da região metropolitana de Belém-PA, sendo quatro escolas particulares e três escolas públicas. Cada aluno leu dois textos narrativos e dois informativos, sendo um texto mais simples e outro mais complexo, de acordo com o índice de Flesch. Além disso, para aferir a compreensão dos alunos, ao término de cada leitura, os participantes recontaram o que tinham lido nos textos e também relataram, em uma entrevista semi-estruturada, seus hábitos de leitura. Os resultados preliminares apontam para uma tendência que já fora observada em pesquisas anteriores no desempenho de alunos 6°, que tiveram a leitura de textos narrativos mais rápida e mais precisa que de textos informativos. Quanto ao 9° ano, o desempenho foi melhor em textos informativos, o que levanta hipóteses sobre a complexidade textual e a prática da leitura para os estudos. As tarefas de recontagem para avaliar a compreensão e os hábitos de leitura ainda estão sendo computados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2303250 - CARLOS CERNADAS CARRERA
Presidente - 1721753 - GESSIANE DE FATIMA LOBATO PICANCO
Externo à Instituição - SUZANA CORREA
Notícia cadastrada em: 10/07/2023 10:39
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