Banca de QUALIFICAÇÃO: LUAN COSTA DOS SANTOS

DISCENTE: LUAN COSTA DOS SANTOS
DATA: 27/06/2023
LOCAL: ONLINE

VARIAÇÃO E MUDANÇA NOS USOS LEXICAIS DO CAMPO SEMÂNTICO ALIMENTAÇÃO: EFEITOS DA NORMATIZAÇÃO

Sociolinguística. Variação Lexical. Belém.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A presente dissertação visa identificar, mapear e descrever as variantes encontradas na cidade de Belém para abóbora/jerimum e cheiro-verde/coentro. A pesquisa segue os pressupostos da Sociolinguística Variacionista proposta por Labov (1972), e, assim, procura compreender os fatores que levam às variações e possíveis normatizações no uso das lexias variantes. Para tanto, é feito uma pesquisa bibliográfica em trabalhos no ramo da linguística sobre os produtos analisados pelo trabalho. Além disso, um levantamento bibliográfico em trabalhos das áreas biológicas e agrárias também é feita, com o intuito de reconhecer se os pares, popularmente conhecidos, jerimum/abóbora e cheiro-verde/coentro de fato são os mesmos produtos, mas que são denominados de forma diferente a partir de uma visão de variação diatópica da língua. Com isso, objetiva-se chegar a uma desambiguação de termos e produtos. Na pesquisa de campo, para esse estudo foram feitas incursões em feiras e supermercados da capital do estado Pará, com o objetivo de observar como os produtos são denominados nesses locais de circulação e como eles influenciam na língua da população. Assim, nesses respectivos ambientes, foram feitas fotos de placas que anunciam os produtos, bem como registro imagético dos próprios produtos comercializados; além do mais, gravações em áudio foram realizadas com os trabalhadores das feiras da cidade. Esses locais foram selecionados a partir de suas localizações, sendo tanto na periferia quanto no centro da cidade. Em outra etapa do trabalho, seguindo o método do Projeto ALiB, selecionou-se colaboradores da capital do estado do Pará, estratificados socialmente em faixa etária, escolaridade e gênero, para que pudessem participar, via questionário, da pesquisa apresentada. As respostas colhidas entre os participantes foram analisadas por meio do programa de análise binária GoldVarb X, observando suas frequências relativas. Os colaboradores também foram escolhidos conforme o bairro onde residem, ou seja, aqueles periféricos e centrais da cidade. Comparar-se-á os resultados verificados nos locais de circulação com o uso das variantes pelos falantes de Belém.

Presidente - 1260863 - MARILUCIA BARROS DE OLIVEIRA
Interno - 1353073 - SIDNEY DA SILVA FACUNDES
Externo à Instituição - LUIS HENRIQUE SERRA
Notícia cadastrada em: 12/06/2023 10:22