Banca de QUALIFICAÇÃO: CANDIDA DO SOCORRO SILVA DE QUEIROZ

DATA: 07/06/2023
LOCAL: PPGL

A VARIAÇÃO DE SINAIS NA LIBRAS EM UMA COMUNIDADE SURDA URBANA DE BELÉM DO PARÁ

Variação. Língua de sinais. Libras. Fonologia.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A mudança de status da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua de sinais oficial do Brasil em 2002, impulsionou estudos a nível fonológico, morfológico e sintático dessa língua (QUADROS e KARNOPP, 2004) e as observações das variações linguísticas tornaram-se importantes para uma melhor compreensão da realidade da Libras no país (CASTRO-JÚNIOR, 2011). Neste estudo, focamos nos aspectos fonológicos das línguas de sinais que diz respeito aos seis principais parâmetros: configuração de mão, localização e movimento (STOKOE, 1960), orientação da palma da mão (BATTISON, 1974); arranjo de mãos ou número de mãos (KLIMA e BELLUGI, 1979) e marcações não-manuais (LIDDELL e JOHNSON, 1989) que foram referendados por pesquisas na Libras: Configuração de mão (INES); Movimento (FERREIRA-BRITO, 1990); Localização e Marcações não-manuais (FERREIRA-BRITO e LANGEVIN, 1995); Orientação (FERREIRA-BRITO, 1995); Número de mãos (XAVIER, 2006) que possibilitam os pares mínimos na formação dos sinais pela simultaneidade e sequencialidade (QUADROS e KARNOPP, 2004). Mais precisamente, objetivamos identificar a variação fonológica nos parâmetros da Libras, considerando aspectos da comunidade de fala de surdos bilíngues (Libras/Língua Portuguesa), por serem raros os estudos de variação na Libras, e no estado Pará, somente Silva (2022) apresentou em seus resultados, variação lexical com o surdos de Belém, ou seja, o estudo de variação fonológica da Libras é inédito no Pará. Especificamente objetivamos: (1) analisar a variação fonológica nos parâmetros da Libras (configuração de mão, movimento, a localização, orientação da palma da mão, marcações não manuais e o número de mãos); (2) examinar a variação fonológica nos aspectos de pares mínimos; (3) classificar as variações fonológicas no parâmetro da configuração de mão em nativas e inicializadas, considerando a pesquisa de Xavier e Barbosa (2014) e Capovilla et. al. (2021); (4) relacionar as variações fonológicas dos surdos bilíngues de Belém com as variações dos surdos de São Paulo pela pesquisa de Xavier e Barbosa (2014), considerando a variação diatópica e características da comunidade de fala. A relevância se dá pela contribuição nos estudos inéditos a respeito da variação fonológica da Libras na grande capital do Pará. Hipoteticamente pressupomos que haja variações fonológicas nos seis principais parâmetros da Libras por meio da combinação de pares mínimos (XAVIER e BARBOSA, 2014) e na configuração de mão (SILVA, 2022) e esperamos que os surdos bilíngues produzam sinais com variação nas configurações de mão referente a letra inicial da palavra em Português - inicialização (FERREIRA, 2010). Para fins de análise dos dados tomamos por base os resultados da pesquisa de variação fonológica (XAVIER e BARBOSA, 2014) com os surdos de São Paulo, considerando também alguns aspectos de outras pesquisas sobre variação: variação lexical em 3 regiões do Brasil (CASTRO-JÚNIOR, 2011), variação lexical (BATISTA, 2020) com os surdos de Alagoas e na variação fonético-lexical (SILVA, 2022) com os surdos de Belém. O total de participantes é de 16 sinalizadores, mas já foram coletados os dados de 11 participantes da turma de português escrito para surdos da UFPA campus Belém, estratificados em sexo, escolaridade e município de origem. Os estímulos são 50 palavras apresentadas em PowerPoint e os sinais produzidos serão capturados em forma de vídeo. O design experimental compreende 6 parâmetros x 4 variáveis sociais independentes x 16 contextos x 50 estímulos, totalizando 19.200 tokens. O total de 19.200 análises serão realizadas pela análise instrumental de dados do software livre ELAN17 (Eudico Language Annotator).

Externo à Instituição - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1260863 - MARILUCIA BARROS DE OLIVEIRA
Presidente - 1153554 - REGINA CELIA FERNANDES CRUZ
Notícia cadastrada em: 18/05/2023 10:21