Banca de DEFESA: LIA BARILE CARVALHO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIA BARILE CARVALHO DA SILVA
DATA: 20/06/2023
LOCAL: PPGL

ONDE AS NOSSAS PALAVRAS NASCEM: um estudo sobre a função-autor constituída em textos acadêmicos escritos por professores.

Autoria. Escrita Acadêmica. Produção de conhecimento. Ensino.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Neste trabalho buscamos compreender o funcionamento da função-autor em trabalhos acadêmicos escritos por professores. O conceito de autoria foi construído pela conjunção de diferentes perspectivas, começando pela de Foucault (1969, 1971, 2015), segundo a qual o autor é uma “função” ou lugar que se ocupa nos discursos e que permite ao sujeito exercer determinadas funções. A segunda é encontrada em Bakhtin (2009, 2015), que, na perspectiva dialógica e polifônica, aborda a relação do autor com as diversas vozes que participam do texto. Finalmente, recorremos a autores que debatem as relações do sujeito com o conhecimento e, por conseguinte, as mudanças da autoria em textos acadêmicos, como Barzotto (2011, 2014, 2015,2016), Fabiano (2007, 2014, 2015) e Fairchild (2008, 2013, 2017). Essa investigação fundamentou-se em três categorias de análise: os casos contabilizados de autonímia explicitamente constituída nos textos, o encadeamento dos autores citados no texto e a construção das paráfrases. Essas categorias foram pensadas de acordo com as noções de Heterogeneidade Mostrada e Constitutiva, de Authier-Revuz (1998, 2004), e, para analisar as formas de citação e os efeitos de sentido produzidos por elas no texto acadêmico, empregou-se a diferenciação entre locutores e enunciadores, na teoria polifônica de Ducrot (1987). O corpus foi constituído por 30 artigos científicos da área do Ensino de Línguas, vinculados à Universidade Federal do Pará e à Universidade do Estado do Pará, produzidos por professores formados em Letras, pós-graduados, que trabalham no Ensino Básico. O objetivo geral foi compreender como as formas de inserção e de apropriação das palavras do outro nas produções acadêmicas de professores manifestam a função-autor e, consequentemente, como contribuem para a constituição do próprio professor enquanto autor de seu texto. Como objetivos específicos: analisar quantitativamente o volume de texto que pode ser atribuído a outros em comparação com o volume de texto atribuído ao próprio autor; discutir de que forma a introdução das palavras do outro ajuda o professor a construir sua própria autoria; analisar os efeitos de sentido produzidos pelas formas de encadeamento dos autores citados no texto confrontar as palavras dos autores tal como apropriadas pelo escritor citante com os textos originais citados para verificar como as paráfrases são construídas; relacionar as características textual-discursivas encontradas na análise do corpus aos processos de proletarização da docência. As hipóteses levantadas foram: há pouca variedade nas formas de introdução e referências teóricas, geralmente utilizadas apenas para fortalecer as posições assumidas pelo escritor citante; a quantidade de autores citados e a forma como são encadeados diminui a participação do escritor citante no texto que escreve; a constituição das paráfrases compromete a produção de dizeres que possam ser atribuídos aos escritores dos textos analisados; As análises mostraram que a primeira hipótese não se confirma por inteiro, uma vez que se observou uma clara tendência pela diversificação dos modos de introduzir o discurso alheio. Já a segunda hipótese se confirma já que o autor dos textos assume um papel de “cicerone” dos teóricos que chama para encenar em sua escrita e a forma como são encadeados sinaliza pouca mediação entre eles e quem os cita, e com o conhecimento já produzido na área. A terceira também se confirma, à medida em que as paráfrases são marcadas pela cópia, por gestos interpretativos constituídos pela distorção ou contradição com o dizer alheio, mas a análise nos levou um pouco adiante, pois mostrou também que o posicionamento implícito do autor citante leva a distorcer as palavras do autor citado. Isto, por sua vez, relaciona-se à proletarização do docente, já que se interpretam os movimentos de escrita nesses textos assinados por um professor à luz de um lugar de pouca autoridade para a manifestação de seu dizer.

Interno - 1152797 - FATIMA CRISTINA DA COSTA PESSOA
Interno - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Externo à Instituição - SULEMI FABIANO CAMPOS
Presidente - 1646705 - THOMAS MASSAO FAIRCHILD