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Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUCE CORREA ANTUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLAUCE CORREA ANTUNES
DATA: 30/05/2023
HORA: 17:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

SABERES DOCENTES: A COMPREENSÃO E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Dialogismo. Formação docente. Compreensão e produção valorada do
discurso. Prática de leitura.


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Esta pesquisa, configura-se em um estudo teórico-prático sobre a ressignificação dos
saberes docentes, em contexto de formação continuada com professores das séries finais
do Ensino Fundamental, com enfoque na compreensão e na produção valorada de
discurso em situação de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa (doravante LP). À
luz da Linguística Aplicada, pauta-se no dialogismo proposto pelo Círculo de Bakhtin
(BAKHTIN, 2016 [1979] VOLÓCHINOV, 2018 [1926]; 2019[1929]) e nas concepções
de leitura de estudiosos da área, a considerar os aspectos relacionados a questões da
valoração em enunciados voltados a séries finais do Ensino Fundamental, nas quais atuam
os sujeitos da pesquisa, professores de LP de uma escola pública em Belém. Partimos da
hipótese de que a formação continuada para professores, à luz dos estudos dialógicos, a
considerar atividades de compreensão leitora – doravante ACL – que ponderem a
produção valorada do discurso e questões axiológicas na produção de enunciados em
situações de comunicação, contribui para um trabalho mais significativo com a LP em
sala de aula e dá suporte à ampliação da consciência socioideológica docente. Traçamos,
como objetivo geral, compreender a ressignificação dos saberes docentes de professores
de LP, em contexto de formação continuada, para o trabalho com a compreensão e a
produção valorada de discurso em situação de ensino e aprendizagem de LP.
Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de caráter
etnográfico-colaborativo, em que realizamos uma análise diagnóstica, a partir da coleta
de materiais didáticos elaborados e/ou utilizados pelos professores e da aplicação de
questionários para perceber suas concepções de língua e linguagem e outras questões
teóricas que norteiam suas práticas. Em seguida, realizamos encontros formativos, para
estudo e discussão sobre a concepção sócio-histórica, cultural e ideológica de língua e
linguagem, para que refletissem sobre as práticas de linguagem no processo de ensino e
aprendizagem, especificamente no tocante à compreensão leitora e suas axiologias em
atividades de LP. Na sequência, solicitamos aos professores a produção de material
didático e analisamos os dados para verificarmos de que forma o estudo realizado
contribuiu ou não para a formação da consciência socioideológica dos professores na
elaboração de propostas de leitura sob o viés dialógico. Os resultados da pesquisa
demonstraram que (i) não há convergência quanto às atividades e a concepção de
linguagem indicada pelo docente; (ii) não destacamos indícios de ACL que impliquem
formação de consciência socioideológica, pois, usualmente, na elaboração das atividades,
os docentes evidenciam a concepção de linguagem como instrumento de comunicação,
embora seja possível aferir, ainda que tênue, o interacionismo; nesse sentido, quanto à
leitura, verificamos o favorecimento da decodificação e da compreensão literal, literal
textual e, em menor escala, literal extratextual.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Presidente - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
Externo à Instituição - RENILSON JOSÉ MENEGASSI
Notícia cadastrada em: 11/05/2023 10:28
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