Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA BRITO DE CASTRO

DISCENTE: LORENA BRITO DE CASTRO
DATA: 28/04/2023
LOCAL: PPGL

VALORAÇÃO E CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA: UM ESTUDO TEÓRICO-PRÁTICO COM O GÊNERO POEMA-PROTESTO EM PERSPECTIVA DIALÓGICA.

Dialogismo. Ensino. Consciência socioideológica. Valoração. Gênero discursivo poema-protesto.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta Dissertação consiste num estudo teórico-prático sobre a consciência socioideológica e a produção valorada do discurso em produções textuais de alunos do 9º ano, a partir de um trabalho com o gênero discursivo poemaprotesto. Para sua efetivação, partimos da seguinte problemática: De que forma os alunos do 9º ano evidenciam, em suas produções textuais do gênero discursivo poema-protesto, a consciência socioideológica e a produção valorada do discurso? Assumimos como hipótese ao problema a seguinte assertiva: Os alunos do 9º ano evidenciam, na produção do gênero discursivo poema-protesto, aspectos sociais e ideológicos e apresentam marcas de discurso valorativo. Desse modo, delineamos como objetivo geral: Compreender a constituição da consciência socioideológica e da produção valorada do discurso na produção textual do gênero discursivo poema-protesto de alunos do 9º ano. Como objetivos específicos, propomo-nos a: a) Evidenciar, nas produções textuais, a presença ou a ausência de aspectos sociais e ideológicos; b) Verificar, nas produções textuais, a presença ou ausência da produção valorada do discurso. Trata-se de um estudo teórico-prático, de base qualitativo-interpretativo e de cunho etnográfico, organizado segundo princípios da Linguística Aplicada, a partir da elaboração de uma proposta de intervenção com enfoque na leitura e na escrita, por meio do gênero poema-protesto. Para a implementação da referida proposta, implementada em uma escola pública da rede estadual de ensino do Pará, localizada no município de Ananindeua, buscamos elaborar atividades de leitura e escrita pautadas na concepção dialógica de língua(gem) na perspectiva do Círculo de Bakhtin. Os dados coletados foram analisados com base na perspectiva do Círculo de Bakhtin, especificamente no que tange à consciência socioideológica e ao discurso valorativo. Dessa forma, os resultados da análise preliminar demonstram....

Presidente - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI