Banca de QUALIFICAÇÃO: GABHRIELE RODRIGUES DE OLIVEIRA

DISCENTE: GABHRIELE RODRIGUES DE OLIVEIRA
DATA: 19/04/2023
LOCAL: PPGL

LITERATURA E EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE: a resistente relação entre trabalho e a subjetividade humana.

Leitura. Literatura. Ensino de Literatura. Educação profissionalizante. Modernismo brasileiro.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

O presente trabalho discute o ensino de literatura, no contexto da educação técnica profissional – ETP. Compreendemos que esta modalidade de ensino tem a gênese no ideal de saber-fazer, sem a necessidade de refletir a respeito das implicações sociais ou no processo como um todo. Para fazer surgir ou aperfeiçoar a criticidade dos estudantes em relação ao acesso à literatura, analisamos a recepção dos alunos a um projeto multidisciplinar entre as áreas de linguagens e ciências humanas. Nesta pesquisa, estudos foram realizados acerca da importância da literatura na escola (BERNARDES, 2021); do ensino de literatura (FRANCHETTI, 2021; WALTER, 2014); e da educação profissional e do trabalho (MANACORDA, 2007). A pesquisa é de cunho qualitativo, organizada como uma pesquisa-ação em que a metodologia consiste em cinco etapas. Na etapa inicial os alunos respondem um formulário sobre a experiência e o interesse que possuem pela literatura. Em seguida, na segunda etapa, são efetivadas as aulas sobre o contexto histórico e político do período do Pré-modernismo e dos pensamentos que culminam no Modernismo brasileiro (1922-1960). As três gerações são discutidas com o foco no estudo da Geração de 45, com o propósito de estabelecer relações entre a última geração e as obras brasileiras contemporâneas. A terceira etapa, a de leitura, é destinada ao contato direto com a obra, em que os alunos podem ler munidos de informações. Na quarta etapa, os alunos têm a oportunidade de produzir expressões artísticas em um projeto chamado “Diálogos contemporâneos”, organizado entre as disciplinas de literatura, história, geografia, filosofia e sociologia em uma escola de ensino técnico profissionalizante de Belém-PA. Na última etapa, há um encontro final com os estudantes da turma para obter informações acerca das novas experiências e da relação que possuem com a leitura literária. A análise da pesquisa é comparativa-interpretativa a partir das etapas inicial e final. Com efeito, os alunos da 5ª fase – referente ao 3º ano do ensino médio regular – com mediação dos educadores, devem ser inseridos na cultura brasileira, partindo da literatura como arte e objeto de estudos. Esperamos, nesta pesquisa, identificar a importância atribuída à literatura em contextos de educação profissionalizante e avaliar as percepções dos alunos sobre a relevância das obras literárias.

Presidente - 1658132 - CELIA ZERI DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1357803 - FERNANDO MAUES DE FARIA JUNIOR
Externo à Instituição - HELENICE JOVIANO ROQUE DE FARIA
Notícia cadastrada em: 06/04/2023 10:35