Banca de DEFESA: EDER BARBOSA CRUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDER BARBOSA CRUZ
DATA: 09/03/2023
LOCAL: PPGL

Por uma Didática do Português Língua Segunda para Surdos: concepção inicial de uma disciplina

Didática das Línguas-Culturas; Ensino-aprendizagem de PLSS; Complexidade.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A reflexão sobre o ensino-aprendizagem de línguas para surdos se intensificou, em quase todo o Brasil, com o início de seu processo de universitarização a partir da criação dos primeiros cursos de Letras Libras em 2006. Em vistas a garantir o desenvolvimento e a implementação da Educação Bilíngue de Surdos, impulsionadas pela legislação, diversas universidades brasileiras começaram a fomentar a formação de professores de língua brasileira de Sinais (Libras), de professores de português língua segunda para surdos (PLSS) e de professores bilíngues (Libras/PLSS). No entanto, a reflexão sobre o ensino-aprendizagem de PLSS ainda não foi sistematizada, à ponto de fazer emergir uma disciplina acadêmica específica para tratálo como objeto, igualmente específico em contexto universitário. Desse modo, a discussão acerca desse campo tem sido mal acomodada em diferentes disciplinas (notadamente, na Linguística, na Pedagogia, na Pedagogia Surda, nos Estudos Surdos e, ultimamente, na Linguística Aplicada), e, por isso, capazes de tratá-lo somente de uma maneira transversal, já que visam objetivos que não são os seus e não dispõem de ferramentas teórico-epistemológicas para responder à um sem-número de questões muito específicas, cuja natureza ultrapassa o escopo de seu objeto de estudo. Esta tese se inscreve na reivindicação de instituir o ensinoaprendizagem de português língua segunda para surdos PLSS como objeto de um campo disciplinar específico: a Didática do PLSS. Esse projeto supõe desenvolver a perspectiva didatológica dessa nova disciplina, isto é, identificar, organizar e sistematizar o aparato epistemológico, ideológico e deontológico, indispensável para que ela esteja em medida de tratar de forma autônoma o seu objeto, qual seja o processo inter-relacionado de ensinoavaliação-aprendizagem de PLSS. O objetivo desta tese é constituir os fundamentos epistemológicos e teóricos para a construção de uma Didática do Português Língua Segunda para Surdos, caracterizá-la, delimitar seu território e destacar suas interações com outras áreas. Este estudo pode ser caracterizado como uma pesquisa teórica de cunho qualitativo e interpretativista do tipo elaboração de modelo. O nosso projeto científico, em última instância, se situa na constituição de um modelo didatológico para ser mobilizado na reflexão epistemológica da Didática do PLSS. Assim, estamos convencidos de poder promover e fazer avançar o fortalecimento e a consolidação da pesquisa, do ensino e da formação de professores no campo do ensino-aprendizagem de PLSS e, por via de consequência, da Educação Bilíngue de Surdos em nosso país.

Externo à Instituição - ELIANE GOUVEA LOUSADA
Externo ao Programa - 2570132 - MARCIA ANDREA ALMEIDA DE OLIVEIRA
Presidente - 327484 - MYRIAM CRESTIAN CHAVES DA CUNHA
Externo à Instituição - OSILENE MARIA DE SA E SILVA CRUZ