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Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLY RAIANE SILVA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELLY RAIANE SILVA DOS SANTOS
DATA: 28/02/2023
HORA: 09:30
LOCAL: PPGL
TÍTULO:

MULTILETRAMENTOS E TECNOLOGIAS: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ABAETETUBA.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada docente. Língua portuguesa. Multiletramentos.


PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Tendo como suporte as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ou seja, o trabalho como princípio educativo e a formação humana integral, no que diz respeito ao desenvolvimento de práticas voltadas para a formação continuada docente, os multiletramentos mostram-se como uma oportunidade para abranger diferentes tipos de linguagem, de modo que o indivíduo interprete situações linguísticas as quais fogem das tradicionais abordadas na esfera escolar. Nesse contexto, objetiva-se proporcionar aos docentes da EPT, especificamente da área das linguagens, a compreensão acerca de como se articula a formação continuada de professores de língua portuguesa atuantes no contexto do ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - campus Abaetetuba na conjuntura dos multiletramentos. Com base em Freire (1980, 1985, 1996), Soares (1981, 1999, 2004), Street (1984), Kleiman (1995, 2001, 2007), Gatti (1997), Rojo (2012, 2013), Moura (2014) e Ramos (2014), neste estudo, será desenvolvida uma investigação de caráter exploratório, de cunho qualitativo, por meio de uma pesquisa de campo alicerçada na perspectiva da abordagem etnográfica. A investigação será desenvolvida no IFPA - campus Abaetetuba, sendo restrita ao contexto do Ensino Médio Integrado (EMI). Os participantes serão dois professores de língua portuguesa atuantes do EMI. Por meio de visitas de campo para coletar dados, serão utilizadas técnicas e instrumentos de pesquisa, como a observação direta nas aulas, escrita do diário de campo, aplicação de questionário com perguntas abertas, escrita de memorial acadêmico descritivo pelos participantes e entrevista semiestruturada. Ao final, é esperado evidenciar a relevância da formação continuada para efetivar os multiletramentos obtida pelo docente de língua portuguesa atuante na EPT, compreendendo, em que medida, as tecnologias contribuem para a abordagem dos multiletramentos que priorize a aprendizagem discente com foco na integração entre mundo do trabalho e educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1658132 - CELIA ZERI DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - HELENICE JOVIANO ROQUE DE FARIA
Interno - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
Notícia cadastrada em: 10/02/2023 15:37
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