Banca de DEFESA: KARINA FIGUEIREDO GAYA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINA FIGUEIREDO GAYA
DATA: 09/05/2022

APLICATIVO MÓVEL GAMIFICADO JÊNSINO: UMA PROPOSTA PARA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PARKATÊJÊ

Aprendizagem de línguas; Tecnologia; Aplicativo móvel; Revitalização; Língua Parkatêjê.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A presente Tese tem por objetivo principal apresentar uma proposta para desenvolver um aplicativo móvel, denominado Jênsino, com atividades gamificadas, para motivar e auxiliar a aprendizagem de língua Parkatêjê, comunidade indígena localizada na Terra Indígena Mãe Maria, à altura do quilometro 30 da rodovia BR-222, no município Bom Jesus do Tocantins, no estado do Pará. Para discorrer sobre o povo, a língua e a cultura me apoiei nos estudos desenvolvidos por Ferreira (2003) e Araújo (1977, 1989, 2016). Os pressupostos teórico-metodológicos que embasam esse estudo encontram-se norteados nas áreas de conhecimento da revitalização de línguas à luz dos estudos propostos por Fishman (1991), Tsunoda (2006), Maher (2013), entre outros. No campo de estudo relacionado às políticas linguísticas as discussões são ancoradas nas reflexões propostas por Calvet (2007), Oliveira (2009), Lagares (2018), entre outros. Adiante, para fundamentar os aspectos relacionados à aprendizagem de línguas são de relevância essencial as teorias propostas por autores como Chomsky (1965), Morato (2005), Cardona (2006), Spinassé (2006), entre outros. No que diz respeito à área da tecnologia este estudo desmembra este tema desde ciber espaço e cibercultura, cultura digital até jogos e gamificação orientados por estudiosos como Lévy (1999), Prensky (2001), Santaella (2003), Buzato (2006), McGonigal (2012), entre outros. A elaboração da proposta do aplicativo móvel para auxiliar na aprendizagem de língua Parkatêjê promove um diálogo frutífero entre a área da linguística e área do designe. Este estudo caracteriza-se inicialmente com uma pesquisa de caráter qualitativo-descritivo de natureza aplicada à luz das teorias propostas por Gil (2008), Lowdermilk (2013), além de outros. O programa utilizado para criar a interface do protótipo foi o Adobe XD. Para alcançar os objetivos estabelecidos a metodologia foi pensada de acordo com a necessidade da pesquisa. Este trabalho justifica-se pela importância da revitalização da língua Parkatêjê que corre risco de extinção em decorrência da situação em que a língua se encontra — obsolescência — status linguístico identificado pelo sistema EGIDS. A aprendizagem da língua pela comunidade apresenta um caráter de urgência e necessita de ações relevantes que contribuam para o fortalecimento da língua e da cultura do povo Parkatêjê, por isso a elaboração da proposta do aplicativo móvel gamificado, denominado Jênsino, para auxiliar e motivar a aprendizagem da língua pela comunidade. Espera-se que o resultado desta Tese possa inspirar e motivar pesquisas futuras e outros grupos linguísticos a utilizarem ferramentas e/ou artefatos tecnológicos a seu favor e favor da preservação de sua língua e cultura.

Externo à Instituição - ANTÔNIO ALMIR SILVA GOMES
Externo ao Programa - 1768614 - MARCOS CESAR DA ROCHA SERUFFO
Externo ao Programa - 2324046 - MARCUS DE SOUZA ARAUJO
Presidente - 6328015 - MARILIA DE NAZARE DE OLIVEIRA FERREIRA