Banca de DEFESA: FABRICIO NATALINO BENTES QUEIROZ

DISCENTE: FABRICIO NATALINO BENTES QUEIROZ
DATA: 03/12/2021
LOCAL: Remoto

CIÊNCIA, COMUNICAÇÃO E MEIO AMBIENTE: Processos comunicacionais e estratégias de socialização do conhecimento no projeto Espaço ITEC Cidadão na UFPA

Ciência. Comunicação. Comunicação Ambiental. Espaço ITEC Cidadão. UFPA.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

A interação entre ciência e sociedade por meio de iniciativas de socialização do conhecimento tem se desenvolvido intensamente desde o século XVIII. Porém, em um cenário de transformações paradigmáticas na ciência (SANTOS, 2008; 2009), essas ações são reconfiguradas a partir da influência de diversos fatores, como a crítica aos princípios da modernidade, a valorização dos diferentes grupos sociais, seus saberes e suas culturas, além do fortalecimento do campo comunicacional. Esta pesquisa parte do entendimento desses fenômenos para discutir a interrelação entre ciência, comunicação (BRAGA, 2017; SODRÉ 2007; CASTRO, 2013) e meio ambiente (LEFF, 2006; 2009; BUENO, 2007; 2012) e investigar o papel da comunicação ambiental em uma ação extensionista denominada Espaço ITEC Cidadão, realizada nos bosques Camillo Vianna e Benito Calzavara, localizados no campus Guamá da Universidade Federal do Pará. O fio condutor é a noção de comunicação pública da ciência aplicada à questão ambiental, que, a nosso ver, dialoga com o debate crítico sobre as estratégias de dominação e colonialidade, em que a ciência e a comunicação estão envolvidas. A investigação de cunho exploratório se utiliza de informações de fonte secundária sobre as atividades realizadas no Espaço ITEC Cidadão ao longo de 15 meses e divulgadas no perfil do projeto na rede social Instagram. Além disso, a pesquisa com apoio de uma entrevista, levantamento de dados em registros das atividades e outros materiais que referenciam a atuação do projeto para, assim, compreender como se dá a dinâmica de interação entre os três campos nesse caso. Os resultados indicam que a interface entre ciência, comunicação e meio ambiente é constatada pelos paralelos existentes entre as diferentes perspectivas e modelos propostos em cada área. No caso do Espaço ITEC Cidadão, isso se manifesta na forma como o projeto articula concepções de teor instrumental até a promoção de um debate amplo sobre a sustentabilidade, englobando a ideia de resistência, coletividade e solidariedade, por exemplo. Logo, evidencia-se as tensões e negociações existentes nessa relação, bem como seu reflexo no debate sobre o papel social do conhecimento e das universidades.

Presidente - 1224876 - LUCIANA MIRANDA COSTA
Externo à Instituição - RICARDO ALEXINO FERREIRA
Interno - 2534572 - ROSANE MARIA ALBINO STEINBRENNER
Notícia cadastrada em: 16/11/2021 17:56