Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA SEVERO DE SOUZA ARGOLLO FERRAO

DISCENTE: MARILIA SEVERO DE SOUZA ARGOLLO FERRAO
DATA: 18/11/2021
LOCAL: Remoto

JORNALISMO ÀS AVESSAS: análises do estatuto das narrativas dos programas televisivos populares no Pará

Narrativas; Programas populares; Televisão aberta; Jornalismo

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

A presente pesquisa tem como objeto os programas televisivos paraenses Balanço Geral Pará, Cidade Alerta Pará (Record TV) e Brasil Urgente (Rede Brasil Amazônia de Comunicação - RBA / Band) e a construção de suas narrativas sobre a violência. Nossa investigação articula a compreensão de duas dimensões desses tipos de programas: a) O que dizem suas narrativas para além de seus sentidos banalizadores do cotidiano? b) E quais estratégias de interação são mobilizadas na aproximação com os públicos? Como objetivo buscamos entender o que caracteriza o fazer desses programas e o que os aproximam dos telespectadores. Como hipótese enuncia-se que essas narrativas, mesmo apelando ao entretenimento e ao desprezo humano, se configuram como um jornalismo de proximidade e de visibilidade de sujeitos invisíveis à sociedade. Elas falam de um eu e outro que interagem no cotidiano. A tessitura da pesquisa é motivada pela observação de alguns elementos centrais, entre eles: o papel ainda da tevê aberta no Brasil, considerando a pulverização do público por outras modalidades de consumo do audiovisual; a inserção significativa de programas dessa natureza nas emissoras brasileiras de uma forma geral, e em específico, nas emissoras paraenses; o aumento do consumo da tevê em 37 minutos, saltando para 7 horas e 9 minutos por dia, desde o início da pandemia do novo coronavírus, em 2020, segundo dados da Kantar IBOPE Media (2021); a liderança em audiência e em cobertura geográfica (Ancine, 2015); e a mudança do perfil de público que assiste tevê (Brasil, 2016). Como procedimentos metodológicos recorre-se à pesquisa qualitativa e análise de conteúdo, com objetivo de desvelar o que está encoberto por alguma sombra (SILVA, 2010). Com a primeira intenta-se realizar entrevistas semiestruturadas com produtores, editores e apresentadores, uma vez que tanto textos como falas, “referem-se aos pensamentos, sentimentos, memórias, planos e discussões das pessoas, e algumas vezes nos dizem mais do que os seus autores imaginam” (BAUER, 2008, p. 189); e com a segunda, busca-se entender os fios tecidos pelas narrativas dos programas entre as inter-relações do que é dito ou escrito (BAUER, 2008).

Presidente - 1899199 - ALDA CRISTINA SILVA DA COSTA
Interno - 2425697 - VÂNIA MARIA TORRES COSTA
Externo à Instituição - IVANA CLAUDIA GUIMARÃES DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 16/11/2021 08:39