Entretenimento, consumo e sociabilidade no K-pop: construções e experiências sociais no fandom ARMY
K-pop; Consumo; Fandom; Sociabilidade; Entretenimento.
A presente pesquisa busca analisar, por meio do entretenimento enquanto experiência e construção do social, o consumo e as práticas de sociabilidade do pop sul coreano, no fandom de K-pop Army, o qual é o fandom de um dos principais grupos de pop sul coreano, o BTS. A partir de uma abordagem metodológica netnográfica (KOZINETS, 2014) com observação participante do fandom Army, buscamos compreender como as práticas de consumo desses fãs impactam e contribuem para o desenvolvimento das sociabilidades e das práticas de interação entre esses sujeitos e de apoio ao grupo BTS. No desenvolver do estudo, utilizamos como base conceitos sobre consumo (ROCHA, 2006), entretenimento (CAON, 2012), cultura de fãs (JENKINS, 2005;2009;2014) e sociabilidade (SIMMEL, 2006) que proporcionaram a compreensão das práticas de consumo e as relações sociais estabelecidas nessa comunidade de fãs.