Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIO NATALINO BENTES QUEIROZ

DISCENTE: FABRICIO NATALINO BENTES QUEIROZ
DATA: 30/04/2021
LOCAL: Remoto

CIÊNCIA E COMUNICAÇÃO NA AMAZÔNIA: Processos comunicacionais e estratégias de socialização do conhecimento no projeto Espaço ITEC Cidadão na UFPA

Ciência; Processos Comunicacionais; Comunicação Pública da Ciência; Espaço ITEC Cidadão; UFPA; Amazônia.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

As ações extensionistas e de socialização do conhecimento são fundamentais ao funcionamento das universidades brasileiras e para a interação entre a academia e a sociedade. Nesse cenário, em meio a transformações paradigmáticas na ciência (SANTOS, 2008; 2009), as iniciativas de divulgação científica ganham importância progressiva, favorecidas também por um contexto de valorização do campo comunicacional. Esta pesquisa alinha esses dois fenômenos para propor uma discussão sobre o papel da comunicação em uma ação extensionista denominada Espaço ITEC Cidadão, realizada nos bosques Camillo Vianna e Benito Calzavara, localizados no campus Guamá da Universidade Federal do Pará. O objetivo é identificar e analisar os processos comunicacionais e o papel que eles desempenham na rotina desse projeto, adotando como perspectiva a noção de comunicação pública da ciência, que, a nosso ver, emerge paralelamente ao debate de crítica à modernidade e às estratégias de dominação e colonialidade, em que a ciência e a comunicação também estão envolvidas. A partir da investigação em materiais de fonte secundária sobre a Semana do Calouro realizada anualmente no Espaço ITEC Cidadão e com apoio de entrevistas semi-estruturadas com os promotores e participantes dessa recepção, buscamos compreender a complexidade própria do fenômeno comunicacional, dialogando com pesquisadores como José Luiz Braga (2017), Muniz Sodré (2007), Vera França (2016) e Fábio Castro (2013). Para isso, nos debruçamos especialmente sobre as particularidades das práticas de comunicação da ciência, seus modelos e estratégias de socialização do conhecimento, conforme a reflexão de autores como Graça Caldas (2011), Pierre Fayard (1996), Wilson Bueno (2010), entre outros, para refletir, em torno das práticas do Espaço ITEC Cidadão, sobre os desafios de desenvolver ações que valorizem posturas dialógicas e participativas, especialmente diante da realidade amazônica.

Presidente - 1224876 - LUCIANA MIRANDA COSTA
Externo à Instituição - RICARDO ALEXINO FERREIRA
Interno - 2534572 - ROSANE MARIA ALBINO STEINBRENNER
Notícia cadastrada em: 05/04/2021 16:52