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Banca de DEFESA: SUZANA DE CASSIA SERRAO MAGALHAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUZANA DE CASSIA SERRAO MAGALHAES
DATA: 13/02/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 01 da Facom
TÍTULO:

COMUNICAÇÃO E PEDAGOGIA DELIBERATIVA: diálogos e tensionamentos em uma escola pública


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação. Interação. Deliberação. Pedagogia Deliberativa. Escola Pública.


PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

Experiências em pedagogia deliberativa vêm sendo realizadas em escolas e Universidades dos Estados Unidos e Europa. No Brasil, trata-se de uma iniciativa inédita, chamada de “Deliberação em escolas públicas: criando capacidades deliberativas” (UFMG, UFPA, Universidade de Berna - Suíça e Universidade da Carolina do Norte – EUA, financiado pela CAPES e CNPq), denominada simbolicamente de “Compartilha”. A presente dissertação tem como problema de pesquisa compreender como se deu a prática da pedagogia deliberativa na fase piloto do Compartilha em Belém, e tem como objetivo analisar as interações, tensionando teoria e prática. Para isso, partiu-se da fundamentação teórica da comunicação de abordagem relacional, por meio dos conceitos de reflexividade e dupla afetação (MEAD, 1937), agir comunicativo orientado para o entendimento mútuo (HABERMAS, 2003) e comunicação tentativa (BRAGA, 2017). Traz-se, também, um debate sobre a pedagogia deliberativa, o ambiente escolar, a teoria deliberativa e as relações entre comunicação e deliberação. O percurso metodológico foi uma participação observante realizada em cinco encontros em uma turma de 1ª série do Ensino Médio, de uma escola pública estadual de Belém-PA. Como resultados, verificou-se que as dinâmicas proporcionaram tanto momentos dialógicos quanto momentos reflexivos, bem como a aprendizagem dos princípios deliberativos. Esse trabalho se constrói na interface entre comunicação, deliberação e educação e contribui para esses campos, assim como para o próprio “Compartilha”, ao discutir que a pedagogia deliberativa rompe em algum grau com a pedagogia disciplinar, mas não totalmente. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2356971 - DANILA GENTIL RODRIGUEZ CAL
Interno - 327476 - ROSALY DE SEIXAS BRITO
Externo à Instituição - DIÓGENES LYCARIÃO BARRETO SOUSA
Externo à Instituição - ROUSILEY CELI MOREIRA MAIA
Notícia cadastrada em: 07/02/2020 18:06
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