Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLE BORGES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELLE BORGES DE OLIVEIRA
DATA: 27/11/2023
HORA: 10:00
LOCAL: SALA 03 - Presencial
TÍTULO:

O TRABALHO SEXUAL ONLINE COMO EXERCÍCIO DE SEXUALIDADES E SUBJETIVIDADES FEMININAS: UMA ANÁLISE SOBRE O WEBCAMMING NA PLATAFORMA BRASILEIRA CÂMERA PRIVÊ.


PALAVRAS-CHAVES:

Pornografia, Camming, Sexualidade, Sexo virtual.


PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

Na era das informações e das inovações tecnológicas que moldam os comportamentos e interações humanas, o ambiente das plataformas de webcamming e sexo virtual é o exemplo perfeito de como os exercícios de sexualidades são afetados pela midiatização. Dentro de tais ambientes, encontramos a presença de sujeitos que fazem parte de um segmento do trabalho sexual: os modelos de webcam; no caso desta pesquisa, as modelos femininas de webcamming, que utilizam de tal espaço virtual como uma forma de complementar a renda, mas também, como uma forma de exercer suas subjetividades e empoderamento atráves do exercício de suas sexualidades. A relevância da pesquisa é investigar como se dão as práticas do webcamming feminino brasileiro no que diz sentido a (re) construção de subjetividades femininas, tendo o ambiente virtual como um local do corpo como um objeto político de resistências e existências, como um lugar de autonomia feminina econômica e social. Ao mesmo tempo, cabe enfatizar que a pesquisa não objetiva romantizar as práticas de webcamming, pois mostrará alguns aspectos negativos apontados pelas entrevistadas e trabalhadoras do ramo.Os objetivos da presente pesquisa são em geral, compreender como se dão as relações de subjetividade e sexualidade femininas das camgirls levando em consideração o corpo feminino no cenário de webcamming e em específico são entender como as mulheres que protagonizam as práticas de webcamming observam a ação de fazer camming, assim como as suas motivações durante o serviço e investigar de que forma o ambiente virtual do webcamming como um local que possibilita resistência e autonomia feminina. A pesquisa utilizará as abordagens metodológicas da entrevista em profundidade, além de elementos da etnografia virtual. Como resultados preliminares, constatou-se que, embora o camming promoveu melhoras significativas na autoestima e sexualidade das modelos entrevistadas, embora seja uma atividade cansativa e que ainda é cercada de estigmas sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 5286460 - LARISSA LATIF PLACIDO SARE
Interno - 1082301 - LEANDRO RODRIGUES LAGE
Interno - 2307299 - MANUELA DO CORRAL VIEIRA
Notícia cadastrada em: 06/11/2023 13:58
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1