PRETAS E PARIDAS E AMAZÔNIDAS: uma análise discursiva da enunciação do Coletivo
Pretas Paridas de Amazônia na mídia social digital Instagram.
afroempreendedorismo, enunciação, identidades, interseccionalidade, plataformização.
Este trabalho busca fazer, através de uma abordagem fundamentada na pesquisa qualitativa, os caminhos para analisar a enunciação das Pretas Paridas de Amazônia na mídia social digital Instagram. O objetivo é identificar as marcas histórico-sociais presentes nos enunciados das postagens da plataforma Instagram das Pretas Paridas. O problema de pesquisa que norteará nossa investigação é: “Como se constrói a enunciação do Coletivo Pretas Paridas de Amazônia na mídia social digital Instagram?”. O objetivo geral é analisar a enunciação das Pretas Paridas de Amazônia na mídia social digital Instagram. A metodologia utilizada será a análise do discurso de vertente sociodiscursiva através da análise do corpus da pesquisa que será submetido a uma análise com foco na perspectiva semiótica e enunciativa. Partimos da hipótese de que o Coletivo utiliza sua conta no Instagram para promover a venda de produtos e expressar sua identidade, assim como sua afirmação de negritude e resistência. O trabalho é dividido em três capítulos principais. O capítulo 2 apresenta conceitos de interseccionalidade, lugar de fala, condições de produção do discurso e traz reflexões sobre o empreendedorismo como ferramenta do neoliberalismo, bem como o afroempreendedorismo de resistência. O Capítulo 3 destaca a importância do conceito de contrato de leitura e enfatiza a importância de considerar não apenas o conteúdo dos posts do Coletivo, mas também o ato de produção desses posts. O Capítulo 4 apresenta os operadores da investigação sobre o discurso do Coletivo Pretas Paridas de Amazônia em sua presença na mídia social digital Instagram, permitindo uma maior compreensão dos mecanismos discursivos e das dinâmicas de comunicação que sustentam a atuação do coletivo nesse ambiente digital específico.