Banca de QUALIFICAÇÃO: SÉRGIO RENATO LIMA PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÉRGIO RENATO LIMA PINTO
DATA: 16/08/2023
LOCAL: Sala 01 (Auditório) PPGCOM

OLHA O RANCHO AÍ GENTE!: ANÁLISE CULTURAL AMAZÔNICA DAS LETRAS DO SAMBA ENREDO DA ESCOLA DE SAMBA RANCHO NÃO POSSO ME AMOFINÁ.

Cultura, Escola de Samba, Samba enredo

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

O projeto de pesquisa em Comunicação, Cultura e Amazônia, Intitulado “Olha o Rancho aí gente!: Análise Cultural Amazônica das Letras do Samba Enredo da Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná, objetiva pesquisar o contexto e os aspectos culturais amazônicos presentes nas letras dos sambas enredo da Escola de Samba Rancho não posso me amofiná. A partir das composições dos sambas enredo pretende-se investigar o contexto social, enfocando o processo de sociabilidades os quais a referida agremiação carnavalesca desfilou na capital. Também almeja-se abordar que aspectos culturais e amazônicos se fizeram presentes nessas letras de samba, constituídas a partir de uma análise documental qualitativa. Faz-se necessário também uma contextualização do lócus da pesquisa, tanto a própria escola de samba, como o bairro a qual está inserida, buscando assim, essa identidade cultural notadamente a comunidade Jurunense. Por fim, após esse estudo, pretendemos chegar a conclusões que nos remetam refletir, analisar e fomentar com novas ideias a academia com os estudos feitos a partir desta pesquisa bibliográfica possibilitando um repensar da relevância da pesquisa para a identidade da comunidade Jurunense, percebendo e evidenciando os contextos sociais no qual as letras de samba enredo surgiram a cada época e sua relação com a cultura atual, bem como a geração de informação para sociedade e para o meio acadêmico.

Externo ao Programa - 5216524 - ANTONIO MAURICIO DIAS DA COSTA
Presidente - 2185069 - FABIO FONSECA DE CASTRO
Externo à Instituição - PAULO JORGE MARTINS NUNES
Interno - 327476 - ROSALY DE SEIXAS BRITO