Notícias

Banca de DEFESA: SAMARA SARMANHO SERRA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMARA SARMANHO SERRA RODRIGUES
DATA: 28/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

COMUNICAR NO INSTAGRAM EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO DO SESC NA REGIÃO NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação Organizacional. Sesc. Instagram. Região Norte. Covid-19.


PÁGINAS: 222
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

A pandemia de covid-19 afetou pessoas e organizações em escala global e o isolamento social, imposto como medida de segurança, provocou grande impacto na economia mundial. A partir disso, a sociedade como um todo precisou se adaptar e as organizações precisaram levar a sua comunicação para o ambiente digital a fim de manter a interação com o seu público e minimizar os danos provocados pela pandemia. Dessa forma, as Mídias Sociais, com forte crescimento durante o período pandêmico, foram ferramentas essenciais neste processo, pois permitiram o relacionamento entre empresa e público buscando reduzir a distância causada por esta situação atípica. A problematização deste estudo diz respeito a como o Serviço Social do Comércio (Sesc) na Região Norte utilizou o Instagram como ferramenta para divulgar suas programações na área da cultura e como as suas estratégias de comunicação foram alteradas com o advento da pandemia, uma vez que as atividades deixaram de ser presenciais e passaram a ocorrer no ambiente digital. Neste sentido, a presente pesquisa de mestrado busca analisar como a pandemia de covid-19 modificou as estratégias de comunicação do Sesc na mídia social Instagram durante os anos de 2020 e 2021. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de métodos mistos (quantitativa e qualitativa) do tipo estudo de caso múltiplos, pois analisou os sete Sesc da Região Norte. Primeiramente, por meio de pesquisa exploratória, foram analisadas as publicações no feed do Instagram de forma geral e, também as relativas à área da cultura, obtendo-se dados para a realização da análise quantitativa, assim como para a análise qualitativa. O caráter qualitativo da pesquisa deu-se por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado com os coordenadores de comunicação e sua posterior análise de conteúdo. O resultado encontrado foi a intensificação da utilização das mídias sociais como estratégia geral de comunicação com o público, além destas mídias servirem como ferramenta para divulgação de atividades e programações diversas da instituição. O destaque ficou para a mídia social Instagram, que foi a principal mídia social utilizada e a que trouxe mais resultados para os regionais no período estudado, inclusive para a divulgação de atividades e programações na área da cultura do Sesc.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 4214555 - LUIZ CEZAR SILVA DOS SANTOS
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA ROMEIRO PAULINO
Presidente - 052.012.608-45 - WALTER TEIXEIRA LIMA JUNIOR - UNIFAP
Notícia cadastrada em: 02/03/2023 19:45
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2