Notícias

Banca de DEFESA: GISELLE DO CARMO SOUZA MORAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELLE DO CARMO SOUZA MORAES
DATA: 27/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 01 / Auditório PPGCOM
TÍTULO:

AS EXPERIÊNCIAS COMUNICACIONAIS E IDENTITÁRIAS RIBEIRINHAS AMAZÔNICAS POR MEIO DO CONSUMO DO CHOCOLATE DA MARCA FILHA DO COMBU


PALAVRAS-CHAVES:

Consumo. Filha do Combu. Marketing de Experiência. Características identitárias. Marca Amazônia.


PÁGINAS: 215
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

Esta pesquisa procura investigar o consumo do chocolate da Ilha do Combu da cidade de Belém, no estado do Pará, enquanto mediador de experiências comunicacionais identitárias ribeirinhas amazônicas, centrando as análises nas estratégias comunicacionais e de consumo na marca Filha do Combu, empresa localizada no Combu e de propriedade de Izete Costa, a Dona Nena, como é popularmente conhecida. Para esta pesquisa utilizaram-se as seguintes metodologias: observação participante, realizada no ponto de venda, para obter compreensões acerca das estratégias de divulgação, venda e alguns dos comportamentos dos consumidores; entrevistas com o setor administrativo e estratégico da empresa; netnografia, com o intuito de coletar e analisar informações online sobre a empresa e seu públicoalvo; análise de material comunicacional dos conteúdos impressos e digitais da empresa, sobretudo na rede social digital Instagram e no site www.vidacaboca.com.br e revisões de produções científicas e bibliográficas, O estudo baseia-se na análise dos processos de origem, produção e divulgação do chocolate, bem como dos demais produtos e experiências oferecidas pela Filha do Combu, e das estratégias de construção e divulgação da marca Filha do Combu ao inserir, nas suas ações comunicativas, de consumo e de construção de marca, conceitos de sustentabilidade, ambientabilidade e marketing de experiência. A pesquisa ainda apresenta alguns dos desafios e negociações mercadológicas que a empresa realiza ao considerar como o consumo do chocolate do Combu pode despertar memórias afetivas e de representatividade midiática, o que acaba por demarcar e construir conceitos, valores e status representados pela empresa e faz uso dos diferenciais de mercado advindos da própria marca representada pela Amazônia. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 4214555 - LUIZ CEZAR SILVA DOS SANTOS
Presidente - 2307299 - MANUELA DO CORRAL VIEIRA
Interno - 327567 - OTACILIO AMARAL FILHO
Externo à Instituição - RODOLFO SILVA MARQUES
Notícia cadastrada em: 02/03/2023 19:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1