ARRASTÃO DO PAVULAGEM E O “ESTAR JUNTO” EM BELÉM DO PARÁ DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: COMUNICAÇÃO, SOCIABILIDADES E CONSUMOS DA CULTURA MATERIAL
Arrastão do Pavulagem. Covid-19. Comunicação. Cultura Material. Sociabilidade.
A presente dissertação de mestrado busca compreender de que forma as práticas de comunicação, consumos e sociabilidades, que envolvem o cortejo junino Arrastão do Pavulagem, realizado anualmente entre os meses de junho e julho, foram ressiginificadas, com o cenário de isolamento social, advindo da pandemia do vírus Covid-19. Para tanto, serão utilizados, como metodologia, o cruzamento dos seguintes procedimentos: análise netnográfica, conforme apontamentos de Kozinets (2014); entrevistas com roteiro semi-estruturado; amostragem em bola de neve, de acordo com estudos de Bockorni e Gomes (2021); e observação participante. A fim de embasar os eixos de análise, serão utilizados os apontamentos de França (2008) e Muniz Sodré (2008; 2012) sobre comunicação; Amaral Filho (2017; 2019) sobre espetáculos culturais e entretenimento; Santos (2010) e Castro (2012; 2020) acerca de Amazônia; Simmel (1983) e Maffesoli (2016) acerca de sociabilidades; Miller (2007) sobre cultura material; e de McCracken (2003; 2007), Barbosa e Campbell (2006) acerca do consumo. Destaca-se o caráter experimental e exitoso na preparação e realização das programações digitais do período analisado, o compartilhamento de sentimentos e sensações semelhantes que possibilitaram aos sujeitos conectar-se uns aos outros ainda que à distância, e as dimensões sensíveis que atravessaram as práticas de consumo dos arrastões e de seus aspectos materiais.