Banca de QUALIFICAÇÃO: ALCIONE DO NASCIMENTO CAREPA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALCIONE DO NASCIMENTO CAREPA
DATA: 23/02/2023
LOCAL: Sala 01 / Auditório PPGCOM

Memórias e histórias narradas da televisão na década de 60 no Pará

memória. narrativa. televisão. amazônia.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

O objetivo deste trabalho é pesquisar, por meio das memórias de testemunhas vivas, como era feita a produção televisiva dos programas de Belém da década de 60. Nossa reflexão será sobre as produções e programações locais no que se refere à cultura local e à característica artesanal e experimental dessa TV amazônica. Queremos entender como se construía uma TV local, artesanal, experimental, sem as amarras das produções de Rede nas programações locais surgidas, posteriormente no Brasil, a partir da década de 70. Um dos nossos principais objetivos é investigar marcas de decolonialidade (MIGNOLO, 2017) e (QUIJANO, 2009) nessas produções, e entender o modo como as questões locais amazônicas eram colocadas em cena. O foco da pesquisa serão as narrativas dos profissionais que trabalharam nessa época na televisão. O corpus da pesquisa é integrado também por documentos oficiais, fotos antigas, jornais da época e documentos pessoais dos entrevistados enquanto materialidade necessária para suprir ausência das imagens audiovisuais em uma época em que a TV se fazia toda ao vivo e não existia em Belém a tecnologia para gravar e armazenar as imagens, o videotape. Usaremos como metodologia de coleta das narrativas a Entrevista em Profundidade (MEIHY; HOLANDA, 2007) e analisaremos o material a partir de Narrativas de Vida (BERTAUX, 2010).

Interno - 1899199 - ALDA CRISTINA SILVA DA COSTA
Externo à Instituição - IVANA CLAUDIA GUIMARÃES DE OLIVEIRA
Interno - 327567 - OTACILIO AMARAL FILHO
Externo à Instituição - REGINA DE FATIMA MENDONCA ALVES