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Banca de QUALIFICAÇÃO: LÚCIO DIAS DAS NEVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÚCIO DIAS DAS NEVES
DATA: 26/01/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

O Afromarketing da Marca Zwanga African Fashion na Amazônia Amapaense: afro-empreendedorismo, comunicação, mídia, decolonialidade e racismo.


PALAVRAS-CHAVES:

Amazônia Amapaense; Afroempreendedorismo; Empoderamento Feminino; Racismo e Zwanga.


PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objeto de investigação a análise da publicidade social e os estudos sobre a marca Zwanga estão sendo trabalhados para identificar na contemporaneidade uma perspectiva compreensiva do afroempreendedorismo e protagonismo negro feminino, a fim de decodificar como a moda opera nos processos de conhecimento e encenação delas mesmas a partir de uma perspectiva comunicacional, e como esses processos identitários e afrocentrados reverberam no cotidiano, na estética, no modo de se vestir e nas diversas formas de combate ao racismo e preconceito, na Amazônia-amapaense. Nas campanhas publicitárias veiculadas nos diversos canais de comunicação do Amapá, observa-se a predominância de padrões e modelos eurocêntricos e decoloniais. Não é comum nos desfiles e catálogos de moda, a presença de modelos negros e nas produções não há qualquer alusão às manifestações culturais amapaenses, a exemplo, das Rodas do Marabaixo - a mais autêntica expressão da cultura afrobrasileira localmente. Neste panorama explícito de racismo estrutural, esta pesquisa apresenta o movimento da marca Zwanga African Fashion, que é o resultado da ousadia da jornalista, afroempreendedora e ativista social Rejane Soares, mulher preta, gorda e empoderada, que durante a sua trajetória de vida recusou-se a seguir aos padrões estéticos e culturais estabelecidos pela sociedade, e hoje, por meio da sua marca, luta pela inclusão da moda, das manifestações culturais afro-amapaenses no cenário local e nacional e desenvolve diversos projetos sociais para as mulheres negras do Amapá. Tem como proposta a utilização de dados qualitativos e quantitativos de natureza exploratória e descritiva. Dentre as técnicas de pesquisa, inicialmente forma utilizadas entrevistas presencialmente e virtual (através do aplicativo whatsapp), com a fundadora da Zwanga para entender melhor o lócus de pesquisa e como ele e configurou durante o período delimitado (2019-2022) e a sua importância para as mulheres negras e o afroempreendedorismo na Amazônia-amapaense e; também será realizado o grupo focal com parte das participantes do projeto; entrevistas com o público consumidor da marca, a fim de coletar a partir dessas narrativas, informações pertinentes que subsidiarão à realidade da empreendedora, o movimento proposto pela marca, as barreiras, comportamento e superações. A abordagem da pesquisa será quali-quanti, onde serão utilizados textos, imagens e sons (BAUER e GASKELL, 2008), para identificar os diversos modos e tratar a realidade deste lócus de pesquisa que possam se relacionar com as diferentes concepções que se tem do movimento promovido pela Zwanga com o público amapaense. A fundamentação teórica terá como base as obras de pesquisadores da Amazônia, a exemplo de Lino (2013), que discute o Marabaixo e outras manifestações da cultura afro-amapaense e uma importante aproximação sobre a Zwanga e outras manifestações culturais do Amapá; Amaral Filho (2016) com as questões da marca, e outros. Para a reflexão sobre o racismo utiliza-se de estudiosos contemporâneos como: Almeida (2019), Davis (2016), Santos e Vicente (2016). Sobre decolonialidade e padrão eurocêntrico, busca-se entendimento sobre as culturas existentes nas Américas Latina e do Sul, nas obras de Martín-Barbero (2008); Martín-Barbero e Barcelos
(2000); Silva (2020); Quijano (2009) Fanon (2008) etc. Espera-se após a conclusão da pesquisa contribui com o movimento contra-hegemônico provocado pela Zwanga African Fashion na construção da identidade e, empoderamento negro feminino aliado à tecnologia social na Amazônia Amapaense.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AGENOR SARRAF PACHECO
Interno - 1899199 - ALDA CRISTINA SILVA DA COSTA
Interno - 1805605 - CELIA REGINA TRINDADE CHAGAS AMORIM
Presidente - 327567 - OTACILIO AMARAL FILHO
Externo à Instituição - PIEDADE LINO VIDEIRA
Notícia cadastrada em: 16/01/2023 12:09
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