Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZIANE SILVA SARAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZIANE SILVA SARAIVA
DATA: 20/12/2022
LOCAL: Remoto

REPUTAÇÃO VERDE: dos tweets do governo brasileiro sobre a Amazônia aos tensionamentos das relações no exterior

Amazônia; Governo brasileiro; Reputação; Twitter.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

A presente tese propõe analisar, no campo das Relações Públicas, como os posicionamentos das autoridades públicas do governo federal sobre a Amazônia, no Twitter, afetam a reputação do Brasil no exterior. O corpus da pesquisa está constituído do levantamento de pronunciamentos oficiais ou oficiosos do chefe do Poder Executivo Nacional, do ministro do Meio Ambiente (01 de janeiro de 2019 a 23 de junho de 2021 - período em que a pasta do Ministério do Meio Ambiente foi chefiada pelo Sr. Ricardo Salles e, em seguida, por Joaquim Leite), além de jornais internacionais e líderes mundiais que repercutem esses pronunciamentos e/ou posicionamentos, constituído de tweets sobre categorias analíticas definidas para este trabalho. Espera-se desenvolver o conceito de Reputação Verde, a partir da relação entre os proferimentos da governança pública,a reverberação apresentada e as polêmicas detectadas para que ao final desse processo, analisemos a Amazônia como espaço de disputa discursiva. As mídias internacionais selecionadas para esta pesquisa são os jornais The New York Times (EUA) e Le Monde (França), escolhidos pelos critérios de tradição jornalística, posicionamento geopolítico dos países em que são editados e pauta ambiental. As lideranças mundiais escolhidas são o ex-presidente Donald Trump, o atual presidente Joe Biden (EUA) e o presidente Emmanuel Macron (França), escolhidos pela importância nos debates globais, pela participação ativa nas pautas ambientais, pelo poderio econômico e pelas manifestações acerca do posicionamento do governo brasileiro sobre a Amazônia. Os tweets analisados e que são base desta pesquisa foram coletados de forma automatizada com a ferramenta LTweet, em sua totalidade, objetivando melhor delimitação das amostras. Metodologicamente, se trata de uma pesquisa qualitativa e interpretativa que se utiliza da etnografia digital como ferramenta metodológica de observação.

Interno - 1899199 - ALDA CRISTINA SILVA DA COSTA
Interno - 2328038 - ELAIDE MARTINS DA CUNHA
Presidente - 1082301 - LEANDRO RODRIGUES LAGE
Externo à Instituição - LI-CHANG SHUEN CRISTINA SILVA SOUSA