Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA DA SILVA LEAL MAGALHÃES

DISCENTE: ROBERTA DA SILVA LEAL MAGALHÃES
DATA: 19/12/2022
LOCAL: Remoto

"PODCAST 'CONTO RIBEIRINHO': narrativas orais, memória e modos de vida como resistência na Amazônia paraense".Close the calendar

narrativas orais; resistência; memória; podcast; Amazônia.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

A narrativa oral é um poderoso objeto comunicativo responsável pela transmissão de conhecimentos sobre modos de vida. É através da tradição oral de narrativas que muitas comunidades e povos tradicionais da Amazônia, ameaçados pela contemporaneidade, mantém preservadas suas memórias culturais de geração a geração. O corpus deste trabalho apresenta uma seleção de narrativas orais compreendidas em 3 episódios do podcast chamado “Conto Ribeirinho”, fruto da parceria entre o projeto institucional da Universidade Federal do Pará chamado IFNOPAP – Imaginário nas Formas de Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense – e a produtora cultural paraense Na Cuia. Lançado em 2020, o produto foi realizado a partir do uso de áudios em formato analógico coletados pelo IFNOPAP desde 1993, onde ribeirinhos da Amazônia paraense contam lendas e mitos, emoldurados por traços do imaginário da região, e que trazem neste narrar marcas do cotidiano de um modo de vida intrínseco à natureza. Nesse sentido, esta pesquisa se propõe a refletir sobre narrativas orais ribeirinhas como manifestação de resistência de um modo de vida e que se insurgem aos apagamentos sofridos historicamente tendo, portanto, uma perspectiva descolonizadora. Serão utilizados autores que fundamentam o percurso teórico da pesquisa, o qual passa pela história oral e pela noção relacional de comunicação ao giro decolonial, apoiada em autores como Pollak, Halbwachs, Braga, Motta, Castro, Quijano, Mignolo e Boaventura de Souza Santos, entre outros.

Interno - 6673616 - NETILIA SILVA DOS ANJOS SEIXAS
Presidente - 2534572 - ROSANE MARIA ALBINO STEINBRENNER
Externo ao Programa - 3185045 - VOYNER RAVENA
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 10:40