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Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHÁLIA LIMA KAHWAGE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHÁLIA LIMA KAHWAGE
DATA: 21/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

NA TRIBUNA E NO INSTAGRAM:Dimensões afetivas da representação política de vereadoras de Belém-PA


PALAVRAS-CHAVES:

Representação política; Dimensão dos afetos; Vereadoras; Instagram; Youtube.


PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

Frente aos paradoxosda democracia liberal e as transformações sociais contemporâneas, é fundamentalum olhar crítico sobre a dimensão dos afetos(HAUBER, 2015)e a maneira como se relaciona coma atuação de representantes políticos. Tão legítimoquanto o agir(action for) e o ser (standing for) (PITKIN, 1984) é o sentir(feeling for) (JAKIMOW, 2022). A correspondênciaafetiva reconhece a capacidadedo representante de estar alinhadoreceptivo afetivamente, às demandas dos representados, sendo um significativo termômetropara a democracia representativa. Refletir sobre isso, emuma abordagem comunicacional, é compreendero representartambém como uma prática comunicativa, renovadapor meio dacultura, a partir de um processo de afetação mútua (FRANÇA, 2014; 2016), e capazde ocorrer em diferentes formatos, conteúdos, mediado (ou não) por tecnologias, e em distintasambiências -até mesmo nas não-convencionais, como a ambiênciadigital, na qualjá há a atuação parlamentar, sejano Facebook (KAHWAGE, CAL; 2021; KAHWAGE, 2019) quantoouInstagram (CAL; KAHWAGE; GONÇALVES, 2020). Portanto, o problema de pesquisa desta tese é: Como se configura adimensão dos afetos (JAKIMOW, 2022; MATEUS, 2021; HAUBER, 2015), na representação política de mulheres vereadoras de Belém-PA, a partir dos conteúdos postados nos perfis pessoais, no Instagram, e na atuação presencial, na Câmara Municipal?O objetode pesquisaé o conteúdo produzido pelas vereadoras da 19ª Legislatura (2020-2024), nos perfis pessoais do Instagram, e os vídeos de seus pronunciamentos, durante sessões parlamentares, disponíveis, no canal da CMB, no Youtube.Ocorpustotal éde1.188conteúdos digitais(fotos, vídeos, carrossel e cards), no período de 4 de setembro de 2022 a 5 de junho de 2022. dois percursos metodológicos: 1)entrevistas semiestruturadas (TRIVIÑOS, 2015) para a coleta de dados; 2) análise de conteúdo (MIOLA; MARQUÊS, 2018; BARDIN, 1977).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2356971 - DANILA GENTIL RODRIGUEZ CAL
Interno - 2328038 - ELAIDE MARTINS DA CUNHA
Externo à Instituição - FRANCISCO PAULO JAMIL ALMEIDA MARQUES
Externo à Instituição - GABRIELLA HAUBER PIMENTEL
Interno - 1082301 - LEANDRO RODRIGUES LAGE
Notícia cadastrada em: 21/11/2022 10:23
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