Banca de QUALIFICAÇÃO: BYANKA DA SILVA ARRUDA

DATA: 28/09/2022
LOCAL: Sala 04 PPGCOM

HERANÇAS DA PANDEMIA: RECONFIGURAÇÕES NO JORNALISMO EM BELÉM DO PARÁ

Jornalismo. Pandemia do novo coronavírus. Redações de jornais. Reorganização do trabalho. Inovação no jornalismo.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

A proposta desta pesquisa é investigar como se deram as modificações na rotina dos profissionais de comunicação de redação que vivenciaram a cobertura da pandemia da covid-19, seja presencialmente ou de forma remota nas redações de Belém do Pará, e quais foram as principais heranças nas atividades laborais após esse período mais crítico da crise gerada pela pandemia. A pesquisa também objetiva compreender a percepção dos jornalistas a respeito da importância do próprio trabalho em um momento de extrema vulnerabilidade social e a visão que esses profissionais têm sobre a cobertura jornalística local acerca da pandemia. A finalidade é compreender esses processos de transformações e adaptações que recaíram sobre os jornalistas de redações da capital paraense e analisar as implicações, atravessamentos e legados que esse período profundamente aterrador deixou nos jornalistas enquanto profissionais, mas, também, sujeitos, cidadãos vivenciando um contexto de fragilidade emocional, financeira, sanitária etc. Para chegar aos resultados pretendidos, propõem-se a utilização de duas técnicas de pesquisa: a aplicação de questionário, que será feita de forma presencial nas redações, e entrevistas com os jornalistas que serão selecionados durante a realização dos formulários. Os profissionais de imprensa que participarão da pesquisa fazem parte de oito veículos de comunicação local, divididos em categorias de mídia. Os veículos escolhidos foram jornal O Liberal e Diário do Pará, como representantes da mídia impressa; portal G1 e Roma News para mídia digital; rádio CBN e Cultura para rádio e TV Record e RBA TV para representar os meios televisivos. As mídias foram escolhidas por critérios de representação em Belém do Pará e veiculação massiva de temas ligados à pandemia. Visou-se ainda pluralizar a abordagem ao optar por dois veículos de cada formato de diferentes grupos empresariais para ampliar o entendimento de diversas percepções dos jornalistas de acordo com cada veículo e compreender as diferenças e aproximações das experiências deles nessa época pandêmica. O questionário apresentado aos jornalistas será dividido em duas etapas: a primeira, com perguntas fechadas, de múltipla-escolha, para conhecer o perfil dos trabalhadores que participarão da pesquisa, e a segunda parte, com perguntas abertas e fechadas e de múltipla-escolha, com questões ligadas à reorganização do trabalho, novas atividades, uso de ferramentas tecnológicas, estratégias de enfrentamento à desinformação, teletrabalho, aspectos emocionais, retorno ao ambiente presencial, dentre outros. Por fim, pretende-se aplicar como método de pesquisa a análise do conteúdo a partir das respostas dos entrevistados, finalizando com as principais contribuições do trabalho. Espera-se, finalmente, que a pesquisa possa ajudar na compreensão das mudanças contínuas por quais o jornalismo passa, sobretudo em períodos de crise, como a profissão busca se reinventar nesses momentos e qual foi o legado de aprendizado deixado pela pandemia.

Presidente - 2328038 - ELAIDE MARTINS DA CUNHA
Interno - 2534572 - ROSANE MARIA ALBINO STEINBRENNER
Externo à Instituição - THIAGO ALMEIDA BARROS
Notícia cadastrada em: 13/09/2022 17:11