AS EXPERIÊNCIAS COMUNICACIONAIS E IDENTITÁRIAS RIBEIRINHAS AMAZÔNICAS POR MEIO DO CONSUMO DO CHOCOLATE DA MARCA FILHA DO COMBU
Consumo. Experiências comunicacionais identitárias. Filha do combu. chocolate do Combu. Ilha do Combu. Cultura Ribeirinha. Marketing Sensorial. publiCIDADE. Marca Amazônia
Este projeto de pesquisa procura investigar como o consumo do chocolate da Ilha do Combu da cidade de Belém, no estado do Pará, pode ser um mediador de experiências comunicacionais identitárias ribeirinhas amazônicas. O estudo baseia se em análise conjunta com os processos de origem e produção do chocolate, as relações das diversidades do seu consumo pelo seu público-alvo e as estratégias de construção e divulgação da marca Filha do Combu que procura inserir nas suas ações comunicativas e de consumo os conceitos de sustentabilidade, identidade e cultura ribeirinha amazônica no desenvolvimento de uma marca relacionada com a Amazônia. Como metodologia utiliza-se a observação participante no ponto de venda e com consumidores da marca, entrevistas com o setor administrativo e estratégico da empresa, netnografia, análise do material comunicacional da empresa impresso e virtual com análise de conteúdo, das postagens da empresa e revisões de produções científicas capazes de nortear o referido estudo. Com esta pesquisa é possível observar a incorporação da identidade amazônica, tanto na construção da sua marca, como na divulgação na rede social digital e materiais impressos. É por meio de frases, imagens e vídeos sensoriais que a empresa propõe entregar e atrair realidades e experiências comunicacionais identitárias ligadas à cultura, à origem do produto em questão e às experiências proporcionadas ao consumidor.