Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARA SARMANHO SERRA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMARA SARMANHO SERRA RODRIGUES
DATA: 15/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Comunicar no Instagram em Tempos de Pandemia: Um Estudo de Caso do Sesc na Região Norte.


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação Organizacional. Sesc. Instagram. Região Norte. Covid-19.


PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

A Pandemia de Covid-19 afetou pessoas e organizações em escala global e o isolamento social, imposto como medida de segurança, provocou grande impacto na economia mundial. A partir disso, a sociedade como um todo precisou se adaptar e as organizações precisaram levar a sua comunicação para o ambiente digital a fim de manter a interação com o seu público e minimizar os efeitos da pandemia. Dessa forma, as Mídias Sociais, com forte crescimento durante o período pandêmico, foram ferramentas essenciais neste processo, pois permitiram o relacionamento entre empresa e público buscando reduzir a distância causada por esta situação atípica. A problematização deste estudo diz respeito a como o Serviço Social do Comércio (Sesc) na Região Norte utilizou o Instagram como ferramenta para divulgar suas programações na área da cultura e como as suas estratégias de comunicação foram alteradas com o advento da Pandemia, uma vez que as atividades deixaram de ser presenciais e passaram a ocorrer no ambiente digital. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa de mestrado busca analisar como a pandemia de Covid-19 modificou as estratégias de comunicação do Sesc na mídia social Instagram durante os anos de 2020 e 2021. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de métodos mistos (quantitativa e qualitativa) do tipo estudo de caso múltiplos, pois irá analisar os sete Sesc da Região Norte. Primeiramente, foram analisadas as publicações no feed do Instagram de forma geral e as relativas à área da cultura, obtendo-se dados para a realização da análise quantitativa, assim como para a análise qualitativa. O caráter qualitativo da pesquisa dar-se-á por meio de entrevistas de roteiro semiestruturado com os coordenadores de comunicação e a análise de conteúdo das publicações mais relevantes destes regionais. Os resultados esperados são a intensificação do uso da mídia social Instagram como ferramenta de comunicação institucional para a promoção de programações e atividades culturais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 4214555 - LUIZ CEZAR SILVA DOS SANTOS
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA ROMEIRO PAULINO
Presidente - 052.012.608-45 - WALTER TEIXEIRA LIMA JUNIOR - UNIFAP
Notícia cadastrada em: 01/09/2022 17:21
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1