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Banca de DEFESA: VALDECIR RAMOS DA SILVA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDECIR RAMOS DA SILVA JUNIOR
DATA: 13/06/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Audiovisual, resistência e educomunicação na Amazônia paraense: a experiência do Telas em Movimento.


PALAVRAS-CHAVES:

Educomunicação na Amazônia; Telas Em Movimento; Periferia; Juventude; audiovisual.


PÁGINAS: 167
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

Nesta dissertação compreende-se Festival Telas em Movimento de Belém do Pará, como um coletivo que contribui por meio de ações, vivências e atividades artístico-culturais, e de promoção do cinema e do audiovisual em comunidade de periferia, ribeirinhas, quilombolas e indígenas da Amazônia. As atividades do Telas em Movimento buscam formar jovens para a produção de conteúdo audiovisual que auxilie no desenvolvimento pessoal e social de suas comunidades. Tem como principal prática o diálogo entre audiovisual e resistência, por meio da difusão de técnicas e conhecimentos no fazer e no pensar cinematográfico. Neste trabalho evidencia-se e compreensão do processo educomunicativo no desenvolvido nas vivências do Coletivo, portanto objetiva-se compreender as dinâmicas comunicacionais, nas práticas educomunicativas do coletivo Telas Em Movimento. Uma das principais metodologias de trabalho utilizadas é a Pesquisa-Ação participativa no Brasil contextualizada por Cicília Peruzzo (2017) e pensada por Orlando Fals Borda (1989), visando construção, desenvolvimento e investigação colaborativa das problemáticas da pesquisa. Os conceitos base neste estudo encontram-se as perspectivas educacionais freirianas, tais como pedagogia do oprimido (FREIRE, 1987) e pedagogia da autonomia (FREIRE, 2021), a aplicabilidade dos conceitos de Educomunicação de Ismar Soares (2011) e decolonialidade como conceito enunciador, que por meio de metodologia e conceituação compõem a base teórica e metodológica deste trabalho, aqui apresentado por Walter Mignolo (2017), Catherine Walsh (2013, 2019), dentre outros. Os resultados demonstram que o Telas em movimento, as necessidade e práticas educacionais como ferramenta de emancipação social e que por meio de suas vivências proporciona possibilidades sociais e de formação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1805605 - CELIA REGINA TRINDADE CHAGAS AMORIM
Interno - 327567 - OTACILIO AMARAL FILHO
Externo ao Programa - 2278773 - WALDIR FERREIRA DE ABREU
Notícia cadastrada em: 24/05/2022 15:06
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