Entretenimento, consumo e sociabilidade no K-pop: construções e experiências sociais no fandom ARMY em Belém do Pará.
Comunicação; K-pop; Consumo; Fandom; Sociabilidade.
A presente pesquisa busca analisar, por meio do entretenimento enquanto experiência e
construção do social, o consumo do pop sul-coreano e as práticas de sociabilidade no fandom
Army, o qual é o fandom do principal grupo de K-pop da atualidade, o BTS (Bangtan
Sonyeodan). A partir de uma abordagem comunicacional-antropológica netnográfica e com
inspirações etnográficas, aderimos ao campo com observação participante do fandom Army,
visando compreender como as práticas de consumo desses fãs impactam e contribuem para o
desenvolvimento das sociabilidades e das práticas de interação entre a comunidade de fã e entre
fã e grupo BTS. As análises se baseiam, principalmente, nos aportes teóricos sobre consumo,
sociabilidade, cultura de fãs e cultura material. Os procedimentos metodológicos incluem a
aplicação de questionários online, realização de entrevistas em profundidade via Google Meet
e observações de campo nas redes sociais. Considera-se, a partir das análises dos relatos e
observações de campo, a importância dos fãs para a indústria do entretenimento do K-pop, pois
os identificamos como os principais agentes para a dinâmica da indústria e do consumo, assim
como a sociabilidade que nessa esfera é necessária para que os códigos sejam familiares nos
mais diversos contextos.