Banca de DEFESA: RENE MICHEL JACOB JUNIOR

DISCENTE: RENE MICHEL JACOB JUNIOR
DATA: 30/10/2020
LOCAL: Online, através do ambiente Google Meet.

Inversão de dados de perfilagem eletromagnética de poços de formações com anisotropia

Inversão. Perfilagem eletromagnética de poço. Anisotropia.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geofísica
ESPECIALIDADE: Geofísica Aplicada

Neste trabalho é apresentado um estudo sobre a inversão de dados de perfilagem eletromagnética de poços em ambientes com anisotropia. O método de Gauss-Newton é aplicado com iterações de Levenberg-Marquardt. Dois tipos de vínculos foram aplicados aos parâmetros para regularizar o processo de inversão. Os vínculos de suavidade global do tipo Occam e os vínculos de norma L1 do método de Variação Total. Os resultados indicam que os vínculos de Variação Total geram resultados melhores por admitir variações mais abruptas nos parâmetros do que aquelas permitidas pelo método de inversão com vínculos de suavidade.

Presidente - 6328249 - CICERO ROBERTO TEIXEIRA REGIS
Externo ao Programa - 2333781 - VALDELIRIO DA SILVA E SILVA
Externo à Instituição - PAULO ROBERTO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 23/02/2021 09:18