Notícias

Banca de DEFESA: ANTONIO ORLANDO FERREIRA DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO ORLANDO FERREIRA DE CASTRO
DATA: 30/09/2021
HORA: 16:00
LOCAL: REMOTO - VIA GOOGLE MEET
TÍTULO:

A LOGÍSTICA DE TRANSPORTE NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA E TERRITORIAL DO PROJETO S11D EM CANAÃ DOS CARAJAS (2000-2019).




PALAVRAS-CHAVES:

Mineração, Logística, Transporte, Território, S11D, Canaã dos Carajás.


PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

A mineração é a principal atividade econômica do estado do Pará, e uma das
principais da Amazônia, em especial, de minério de ferro, colocando-o em primeiro lugar na
exportação dessa commoditie no país, superando, recentemente, Minas Gerais. Destacando a
província mineral de Carajás, no Sudeste Paraense, que a partir de 1985, com o PFC – Projeto
Ferro Carajás, da antiga estatal CVRD, atual Vale S/A, concentra a produção de minério, na região de Carajás, destacando o município de Canaã dos Carajás, onde se encontra a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, com capacidade de exploração de 90 milhões de toneladas anuais. Nesse sentido, a presente dissertação de mestrado busca analisar e entender, no âmbito da Geografia Econômica, apoiada na teoria da Circulação, Transporte e Logística, a logística de transporte no processo de integração econômica e territorial do projeto S11D em Canaã dos Carajás, no período de 2000-2019, identificando o papel dos diversos agentes, suas possibilidades, entraves, etapas de integração econômica e seus impactos no território, em uma análise interescalar e multidisciplinar, promovendo uma integração entre os conhecimentos geográficos, históricos, econômicos, ambientais e sociológicos. Interpretando o objeto espacial a partir da lente do materialismo histórico, privilegiando sua dimensão material (densidade técnica), sobretudo no sentindo econômico, estando historicamente situada e sendo definida a partir das relações socioespaciais e econômicas, partindo do real e do concreto, fruto do trabalho, de forma clara e objetiva, destacando a práxis humana de (re) produção do espaço, investigando a problemática a partir da pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto, foi realizado um levantamento, em bibliotecas virtuais, nas empresas mineradoras (em especial, Vale), e em bibliotecas na cidade de Belém, e nas secretarias e arquivos dos municípios que fazem parte dessa pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1876593 - ADOLFO DA COSTA OLIVEIRA NETO
Externo à Instituição - FABRINI QUADROS BORGES
Presidente - 1217020 - JOAO MARCIO PALHETA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/09/2021 16:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2