Notícias

Banca de DEFESA: MATHEUS CARDOSO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS CARDOSO SILVA
DATA: 24/06/2019
HORA: 10:00
LOCAL: PPGEO
TÍTULO:

ESTUDO DA DINAMICA DA PAISAGEM, QUALIDADE AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE URBANA NOS BAIRROS DO CRUZEIRO E TENONÉ, ICOARACI – BELÉM- PARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

Planejamento Ambiental; Qualidade Ambiental Urbana; Indicadores Ambientais; Geoprocessamento; Meio Ambiente.


PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

As cidades brasileiras vêm passando por um processo intenso de crescimento populacional resultante de um movimento de migração da população de áreas rurais no sentido das áreas mais urbanizadas. Em virtude desse movimento muitas áreas cresceram sem nenhuma forma de ordenamento deixando esses espaços com problemas socioambientais. Nesse sentido, é importante que seja realizado um planejamento ambiental a fim de diminuir os impactos negativos nos espaços urbanizados e assim melhorar a qualidade ambiental para desenvolver uma sustentabilidade urbana que possua espaços equilibrados ambientalmente, proporcionando um conforto para a população residente. O objetivo deste trabalho é analisar a situação ambiental dos bairros do Cruzeiro e Tenoné do distrito administrativo de Icoaraci – Belém. Para isso, foi utilizada a metodologia proposta por Kawakubo e Morato (2007), no intuito de analisar a situação da qualidade ambiental urbana dos bairros, a partir de dados disponibilizados pelo IBGE (2010), para a elaboração de índices de dez indicadores selecionados: iluminação, pavimentação, calçada, meio fio, cobertura vegetal, ausência de lixo acumulado, lixo coletado, abastecimento de água, ausência de esgoto a céu aberto e esgotamento sanitário, para após desenvolver um índice sintético, o índice de qualidade ambiental urbana. Em seguida elaborou-se um mapa da distribuição dos indicadores utilizados por setor censitário dos bairros. E com os resultados acerca da qualidade ambiental urbana dos bairros do Cruzeiro e Tenoné foi possível observar quais indicadores são os mais precários e que necessitam de intervenção de políticas públicas voltadas para a minimização dos impactos para que se estabeleçam condições adequadas de vivencia das populações.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 067.917.782-53 - ARLETE SILVA DE ALMEIDA - UFPA
Externo à Instituição - FRANCISCO DA SILVA COSTA
Presidente - 1506878 - MARCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL
Notícia cadastrada em: 17/06/2019 07:48
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1